Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| 16ª Jornada Nacional Literatura é lançada no Piratini

Compartilhe esta notícia:

Foto: divulgação

Lideranças políticas, empresariais e autoridades reuniram-se nesta terça-feira (21) para o lançamento oficial de um dos mais importantes eventos da literatura no Rio Grande do Sul. A 16ª Jornada Nacional da Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional da Literatura ganharam palco no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini. O reitor da UPF (Universidade de Passo Fundo) José Carlos Carles de Souza, coordenadores do evento e o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo marcaram presença na oportunidade. O primeiro agradeceu a parceria do Governo do Estado pela parceria de anos. “A cada ano que passa, construímos uma imagem significativa com a Jornada. Estamos unidos pela causa do livro”, destaca José.

O governador José Ivo Sartori caracterizou Passo Fundo como a capital nacional da literatura. “A Jornada Nacional da Literatura é a valorização da cultura no Estado e estimulação para o desenvolvimento de crianças e jovens”, afirma. Ao final do discurso entregou aos representantes da UPF um livro sobre os 140 anos da imigração italiana no RS.

O evento

A abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura será no dia 02 de outubro, às 19h30min. As conferências serão realizadas, nesta edição, durante o turno da noite no Palco de Debates, denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Entre os escritores confirmados, estão Affonso Romano de Sant’Anna, Julián Fuks, Laerte Coutinho, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel e Zeca Camargo. As inscrições para a Jornada iniciam no dia 10 de abril.

Nesta edição, não haverá um tema principal norteando a Jornada. O Palco de Debates receberá várias temáticas. “As Jornadas Literárias sempre dialogaram com um contexto atual. Não teremos um foco específico, mas várias temáticas atuais”, revelou o coordenador da Jornada Miguel Rettenmaier.

A primeira conferência do Espaço Ariano Suassuna será na noite do dia 03 de outubro (terça-feira), com o tema “Literatura e imagem: além dos limites do real”, num conceito plural de leitura. “Os códigos a serem discutidos, analisados e contemplados na Jornada estão além do limite verbal, por isso, uma temática que coloque a literatura e a imagem além dos limites do real”, salientou Rettenmaier.

No dia 04 de outubro (quarta-feira), o público poderá conferir o debate “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. A mesa terá como tema os quatro autores homenageados da Jornada e que dão nome aos espaços dessa movimentação cultural.

“Por elas: a arte canta a igualdade” será o tema do dia 05 de outubro (quinta-feira). “É um tema extremamente atual e o interesse em dialogar sobre ele é compartilhado por uma série de instituições no mundo inteiro. A Jornada se integra na tendência de discutir a posição da mulher em uma sociedade evidentemente desigual”, comentou Rettenmaier.

E no último dia, 06 de outubro (sexta-feira), o debate abordará “Monstros e outros medos colecionáveis”. “Estamos vivendo um momento de crise, que aponta para uma série de receios, desde os temores existenciais aos medos que se encontram nos campos sociopolíticos e culturais”, pontuou o coordenador da Jornada.

Jornadinha

Entre as novidades deste ano, está a temática das lonas onde acontece a Jornadinha. O espaço será uma homenagem à escritora Clarice Lispector e cada lona receberá o nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987. Assim, ao longo dos dias de Jornadinha, crianças e adolescentes vão se revezar entre a Tenda Yara, a Tenda Malazarte, a Tenda Negrinho do Pastoreio e a Tenda Curupira. O principal objetivo é que todos tenham contato com os autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha.

A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto e do angolano Ondjaki. De acordo com a coordenadora da Jornada, Fabiane Verardi Burlamaque, a escolha dos autores levou em consideração questões como gênero e temáticas das obras que interessariam o público da Jornadinha. “Em função disso, estamos trabalhando com sagas, aventuras, histórias de amor, com obras em que o autor é também o ilustrador, pois está aliada à nossa proposta de que a leitura não se restringe às palavras. Precisamos ressaltar a necessidade e a importância da formação, desde cedo, de leitores de imagens”, lembrou.

Para ela, o principal objetivo da Jornadinha é formar leitores e plateias propondo uma leitura ampliada, não apenas do texto literário, mas também em distintos suportes e contextos. “O contato com diferentes manifestações artísticas, como literatura, teatro, exposições, música, dança, entre outras que estão sendo propostas, além de ampliar o repertório de linguagem e de cultura, possibilita experienciar novas realidades e, também, para a construção de si mesmo”, ressaltou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Ataque mata mulher e fere diversas pessoas em frente ao Parlamento britânico
Prefeitura tem pressa para tudo, diz Marchezan na Federasul
https://www.osul.com.br/16a-jornada-nacional-literatura-e-lancada-no-piratini/ 16ª Jornada Nacional Literatura é lançada no Piratini 2017-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar