Últimas Notícias > Atividades Empresariais > Cláudia Aragón ministra curso “Limpando Texto” na ESPM

2017 foi o ano mais quente da história em Porto Alegre

No ano passado, a Capital gaúcha teve temperatura média anual de 20,8ºC. (Foto: Brayan Martins/PMPA)

O ano de 2017 foi o mais quente da história climatológica de Porto Alegre, iniciada em 1910, informou nesta quarta-feira (10) o Sistema Metroclima (a equipe de vigilância meteorológica do Centro Integrado de Comando da capital gaúcha) com base em dados disponibilizados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na apuração realizada pelos meteorologistas foi considerada a temperatura média compensada que inclui as mínimas e as máximas, dentre outras variáveis. O cálculo médio anual de 19,5°C leva em conta a série de 1961 a 1990.

No ano passado, a capital gaúcha teve temperatura média de 20,8°C, ultrapassando 2012, quando os termômetros registraram, em média, 20,7°C, até então a maior temperatura anual. Em 2017, 11 meses foram mais quentes do que o normal, com destaque para setembro, cuja temperatura média ultrapassou 3,8°C da média de 16,8°C. Somente novembro ficou abaixo da média, com 0,3°C a menos, conforme o Metroclima.

A temperatura média anual normal na cidade é de 19,5°C. Dois dos anos mais quentes da história de Porto Alegre foram registrados nesta década. Três dos cinco mais quentes ocorreram neste século. Confira abaixo as maiores médias anuais da cidade:

2017: 20,8ºC
2012: 20,7ºC
1940: 20,6ºC
2001: 20,6ºC
1961: 20,4°C
1914: 20,2ºC

Verão

O Sistema Metroclima destaca que o verão terá impacto do La Ninã, fenômeno que atua resfriando o Oceano Pacífico Equatorial. Nesta estação, são esperados longos períodos de escassez de chuva e temperaturas acima da média, que podem atingir os 40°C em Porto Alegre.

Com esse cenário, a instabilidade será irregular, com episódios pontuais de chuva volumosa e de curta duração. As ocorrências devem ser registradas principalmente da tarde para noite e podem vir acompanhadas de temporal, com vento e granizo, provocando transtornos. O La Niña segue até meados do outono, podendo antecipar o frio.

Previsão

Nesta quinta-feira (11), o sol aparece com nuvens em Porto Alegre. Há chance de chuva localizada de curta duração da tarde para a noite, segundo o Sistema Metroclima. A chuva será muito irregular e mal distribuída. A temperatura segue elevada. Mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 33°C e 35°C.

Para sexta-feira (12) a previsão também é de sol com nebulosidade na capital gaúcha. Há chance de chuva isolada e passageira da tarde para a noite. A temperatura permanece elevada, provocando calor e abafamento. Mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Metroclima

O Sistema Metroclima foi criado em 2007 para monitorar as condições atmosféricas na capital 24 horas por dia mediante uma rede de estações automáticas e pluviômetros que oferecem dados de chuva e outras variáveis meteorológicas em todas as zonas geográficas da cidade. Para este trabalho são utilizadas as mais modernas ferramentas, como radares meteorológicos, sistemas de detecção de descargas atmosféricas, modelos numéricos nacionais e internacionais, acompanhamento de imagens de satélite, rádiosondagens de aeroportos e estações automáticas.

 

Deixe seu comentário: