Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral 2019 pode ser o ano com maior incidência de ataques cibernéticos

Compartilhe esta notícia:

Incidente motivou Procergs a acionar plano especial de contingência. (Foto: EBC)

Em 2016, 51% das empresas brasileiras sofreram o ataque Ransomware (fonte Trend Micro). Trata-se de um software nocivo que infecta e deleta arquivos. Em 2015, os ataques cresceram 752%, e, entre 2016 e 2017 o salto foi de 2500%.

“Nós, do setor de tecnologia, já estamos discutindo que 2019 será, infelizmente, o Ransomware será a grande ameaça cibernética”, disse Vinicius Durbano, especialista em segurança digital. Segundo ele, estudos da Malvarebytes (de 2017) apontam que 22% das pequenas empresas atingidas por esse vírus tem de fechar as portas.

O Ransomware é uma forma de malware bastante conhecida, que sequestra os dados de um computador através de criptografia. Se o usuário não pagar o resgate exigido pelo criminoso cibernético dentro de um determinado período de tempo, seus dados serão permanentemente apagados.

“Para se ter uma ideia, só em 2018, os roubos cibernéticos totalizaram mais de US$ 1,1 bilhão nos seis primeiros meses, de acordo números da Carbon Black. E acreditem: são números otimistas porque as empresas não divulgam que foram atacadas sob pena de manchar a imagem”, completou Durbano.

Segundo o especialista, embora 75% das empresas tenha mostrado que trata o Ransomware como prioridade, cerca de metade delas não confia em suas habilidades para combater a questão. “Grande parte sabe dos riscos e ameaças, mas não sabe como tratar o assunto tanto em termos dede proteção de dados, como igualmente em relação à prevenção. É um cenário preocupante”.

Outro dado gravíssimo: uma a cada seis empresas que pagam o resgate nunca recuperam seus dados. E o pior: inconscientemente acabam patrocinando o crime. “Ao pagar pelo resgate, algumas empresas alimentam o crime de forma sistemática”.

Para evitar as ações do Ransomware nas empresas de qualquer porte, Durbano recomenda que os usuários procurem se informar com as empresas prestadoras de serviços de TI sobre as soluções que possuem para tratar de crises geradas pelo software nocivo.

 

tags: tecnologia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Transmissão do cargo de governador do Rio Grande do Sul ocorre após cerimônia de posse na Assembleia
De topless, Fernanda Lima faz faxina com Rodrigo Hilbert
https://www.osul.com.br/2019-pode-ser-o-ano-com-maior-incidencia-de-ataques-ciberneticos/ 2019 pode ser o ano com maior incidência de ataques cibernéticos 2018-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar