Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Software de reconhecimento facial é capaz de identificar até doença genética

Compartilhe esta notícia:

Exemplo de medidas feitas pelo software de reconhecimento facial para detectar síndromes genéticas (Foto: Reprodução)

Um programa de computador construído pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos EUA, (NHGRI, na sigla em inglês) consegue detectar só pela face a rara síndrome genética de DiGeorge.

Ela é conhecida por provocar fissura labiopalatina (lábio leporino), alteração da morfologia da face, defeitos no coração e também problemas de aprendizagem.

O problema (causado por uma deleção genética no cromossomo 22) é que a síndrome aparece de maneiras distintas nas diferentes etnias como a asiática, as africanas e nos povos da América Latina.

A síndrome DiGeorge é rara e afeta de 1 em cada 3.000 a 1 em cada 6.000 crianças.

Segundo o médico Paul Kruszka, do NHGRI, uma das maiores dificuldades é que os especialistas não conseguem reconhecer a doença com facilidade e o diagnóstico demora para ser confirmado.

Os pesquisadores coletaram as informações de mais de cem participantes com a doença de 11 países –e aparência variava bastante entre eles– para compor um atlas de más-formações humanas.

Além disso, usando o software que usa tecnologia de reconhecimento facial, os cientistas compararam os rostos de de 156 caucasianos, africanos, asiáticos e latino-americanos com os de pessoas sem a doença. A partir de 126 medidas diferentes da face, a taxa de diagnósticos correta chegou a 96,6%.

A ideia é os que os países que não dispõem de recursos para a realização de exames genéticos possam usar esse atlas e o software para identificar rapidamente crianças afetadas.

A tecnologia não é muito diferente daquela já utilizada em diversos aeroportos do mundo e também pelo Google e pelo Facebook para a identificação de pessoas.

A esperança é que, em um futuro próximo, baste um profissional de saúde tirar a foto do paciente para que identifique a provável síndrome genética que o acomete, seja DiGeorge, Down, Noonan e Williams, por exemplo. (Folhapress)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O papa aceitou a renúncia de um cardeal americano acusado de abusos sexuais
Empresa aérea Gol pagará 4 milhões de indenização a índios por danos causados por causa da queda de um avião em sua aldeia
https://www.osul.com.br/397858-2/ Software de reconhecimento facial é capaz de identificar até doença genética 2017-03-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar