Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| 3º Simpósio da Carne Devon destaca Certificação da Carne

Compartilhe esta notícia:

Crédito: Marina Goulart

Os atrativos da raça Devon para o produtor e a divulgação da sua qualidade para o consumidor foram o foco do debate no 3º Simpósio da Carne Devon, realizado dia 25/1, em Lagoa Vermelha, a capital nacional do Churrasco. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), destacou os principais atrativos da raça nobre de origem britânica, que se adapta bem tanto ao frio dos Campos de Cima da Serra, quanto ao calor do Nordeste brasileiro. O evento faz parte da grade de programação da Festa Nacional do Churrasco e do Rodeio Crioulo Internacional.

Segundo o vice-presidente da ABCD, Gilson Hoffmann, a raça vive um momento importante focada nos esforços para a consolidação do Programa de Certificação da Carne Devon, previsto para ser concluído nos próximos meses. Um dos objetivos do Simpósio foi divulgar as vantagens aos criadores que consideram aderir ao sistema.

O tema foi abordado no Simpósio em palestra proferida pela agropecuarista Simone Bianchini. Ela explicou que o produtor poderá contar com uma bonificação de até 10% ao apresentar um produto de alta qualidade, que passará por inspeção técnica rigorosa. Além disso, a certificação visa a atender um consumidor cada vez mais exigente com relação à origem dos alimentos.

– O consumidor poderá instalar um aplicativo e descobrir a origem, a idade e a qualidade da carne que está na gôndola do supermercado. Isso permitirá o fortalecimento da marca – projeta Simone.

Segundo veterinário e diretor técnico da ABCD, Lucas Hax, tornar a marca mais conhecida é fundamental, já que o consumidor que é apresentado à raça Devon tem demonstrado boa aceitação. Como é uma raça dócil, apresenta baixos níveis de estresse, o que resulta em uma carne mais macia e com maior durabilidade.

– A docilidade do animal também é uma vantagem ao produtor, porque o animal é tranquilo, não gera gastos altos com estrutura e não causa tantos acidentes com os trabalhadores da fazenda – explica, ao comparar com outras raças rústicas.

O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, destacou que a adaptabilidade e a facilidade no trato fazem do Devon uma raça ideal para a agricultura familiar. As vantagens da raça atraíram a atenção dos cerca de 150 participantes do evento, que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e trocar experiências. O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, reconheceu o esforço da ABCD em fortalecer a pecuária, fator importante para a economia da região e destacou as iniciativas para qualificar a atividade.

O Simpósio contou ainda com uma homenagem póstuma ao fundador e primeiro presidente do Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra, João Horácio Barreto da Costa, que faleceu no ano passado. O filho de João Horácio, João Vicente lembrou o amor que o pai dedicou à raça Devon e reconheceu a importância de continuar a trilhar o caminho para o fortalecimento e aprimoramento da raça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Ministério Público Federal pede pena superior a 40 anos de prisão para Eike Batista e Sérgio Cabral
Um supermercado na China vende cada morango por 85 reais
https://www.osul.com.br/3o-simposio-da-carne-devon-destaca-certificacao-da-carne/ 3º Simpósio da Carne Devon destaca Certificação da Carne 2017-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar