Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral 40 salas de vacinas serão reabertas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Entrega de novas câmaras frias para Unidades de Saúde de Porto Alegre. (Foto: Joel Vargas/PMPA)
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, anunciaram na manhã dessa sexta-feira (10), mais uma importante medida com foco na atenção primária e que beneficiará diretamente os cidadãos.
Na Unidade de Saúde Orfanotrófio, no bairro Santa Tereza, eles fizeram a entrega simbólica da primeira de 71 novas câmaras frias para armazenamento e conservação de imunobiológicos (vacinas, soros, imunoglobulinas). Só nesta unidade de saúde, mais de 3 mil pessoas serão beneficiadas.
Durante a entrega, Marchezan ressaltou que as 40 salas de vacinas que atualmente estão fechadas serão reabertas até o início do mês de março. A sala de vacinas da Orfanotrófio estava fechada há dois anos por falta do equipamento adequado. Segundo a coordenadora em exercício do Núcleo de Imunizações da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Ceura Cunha, só em 2015, em Porto Alegre, 1 milhão de doses de vacinas foram desperdiçadas por más condições de uso e pela falta de equipamentos adequados.
Dos 71 equipamentos, 46 já estão nas unidades de saúde das Gerências Distritais Glória-Cruzeiro-Cristal, Leste-Nordeste, Norte-Eixo Baltazar e Partenon-Lomba do Pinheiro e no Núcleo de Imunizações da CGVS e unidades, de acordo com cronograma; 26 já foram instaladas e devem começar a ser abastecidas com imunobiológicos a partir da próxima semana. As demais entregas estão programadas para os dias 13 e 15 de fevereiro.
Várias vacinas que protegem contra uma série de doenças serão armazenadas, adequadamente, nas câmaras frias, a uma temperatura de 4 graus centígrados: vacinas pentavalentes (hepatite B, difteria, tétano e coqueluche); rotavírus (gastroenterite); influenza (gripe); pneumocócica (pneumonia); febre amarela e meningogócica (meningite).
As câmaras possuem tecnologia capaz de garantir segurança em situações de oscilações da rede, blecautes e outros eventos adversos que geram variação térmica, o que compromete as vacinas, impedindo a sua aplicação. Os equipamentos podem suportar até 3 dias sem energia elétrica.
(PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Jornal se desculpa após usar foto de Alec Baldwin em matéria sobre Trump
PM do Espírito Santo usa helicóptero para tirar policiais de quartel
https://www.osul.com.br/40-salas-de-vacinas-serao-reabertas-em-porto-alegre/ 40 salas de vacinas serão reabertas em Porto Alegre 2017-02-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar