Últimas Notícias > CAD1 > Confira as fotos do que rolou no piquete da Rede Pampa e Itaipava nesta quinta

42ª Expoleite e 15ª Fenasul são lançadas em Esteio

As feiras acontecem entre os dias 15 e 19 de maio (Foto: O Sul)

A menos de uma semana da abertura da 42ª Expoleite e 15ª Fenasul, ocorreu, nesta quinta-feira (9), o lançamento oficial das feiras, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento teve a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, além de representantes das entidades envolvidas na organização do evento, como a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação da Agricultura do estado (Farsul), e a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça(Febrac).

“A Febrac representa 65 associações de criadores de animais de raça, então, eventos como a Fenasul são fundamentais para que os seus associados mostrem o que têm de melhor, mostrem as grandes estrelas da exposição, que são os animais de raça”, destacou o presidente Leonardo Lamachia. Ele ressaltou que a Feira é uma oportunidade para o criador entender como está avançando a genética da sua raça. “O que cabe a nós da Febrac é auxiliarmos o criador a trazer os animais, pois o custo da porteira pra fora e as dificuldades são grandes e auxiliar para que nós possamos realizar eventos grandiosos como a Fenasul”.

De acordo com o presidente da Gadolando, Marcos Tang, os eventos foram preparados para despertar a curiosidade do público em geral e colocar em pauta temas relevantes ao setor leiteiro. “O evento está engrandecido e nós estamos orgulhosos. Para o público urbano, teremos feira de empreendedorismo do município, a raça holandesa representada com mais de 100 animais, assim como ovinos e aves”, adiantou Tang.

 O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, destacou que o governo está atento aos pleitos da cadeia leiteira e empenhado em dar suporte em ações políticas. “Muitas das indicações do setor encontram-se em Brasília e o Estado está do lado dos produtores nessas reivindicações. O leite do Uruguai que está prejudicando a cadeia tem que ser cobrado do governo Federal para que tome uma atitude urgentemente. Precisamos fazer essa mobilização”, declarou Covatti Filho.

 A Expoleite a Fenasul acontecem de 15 a 19 de maio, das 9h às 20h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A entrada é gratuita. Entre as atividades previstas estão o Concurso Leiteiro, com o já tradicional Banho de Leite, o Julgamento da raça Holandesa, com a classificação de fêmeas paridas e o Desfile dos Campeões e Destaque Holandês 2018. Também estão confirmadas a realização da Feira de Terneiros, a Classificatória ao Freio de Ouro, Pub do Queijo e diversas palestras técnicas. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo Parque nos 5 dias de evento.

 A Expoleite Fenasul tem a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Banrisul, Badesul e BRDE.

42ª Expoleite / 15ª Fenasul

Data: de 15 a 19 de maio
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio
Horário: das 09h às 20h
Ingressos: Entrada gratuita

Deixe seu comentário: