Últimas Notícias > Esporte > O Grêmio inaugurou a estátua de Renato Portaluppi

48 municípios devem receber mais de 1,5 milhão de eleitores para cadastramento biométrico no RS a partir de hoje

Medida exige comparecimento em cartórios eleitorais de documento com foto e comprovante de residência. (Foto: Reprodução)

Começa nesta segunda-feira (11) o cadastramento biométrico eleitoral para 48 municípios gaúchos. Junto a outras duas cidades, cujo prazo se inicia no final deste mês e em junho, a expectativa é de que 1,5 milhão de eleitores passem a ter a biometria nas próximas eleições.

Para o processo, os eleitores terão de ir aos cartórios de suas cidades levando um documento de identidade e comprovante de residência originais. É preciso estar atento ao prazo em cada município. A partir de 5 de junho os cronogramas se encerram em datas específicas para cada local, sendo o prazo final em 11 de março de 2020.

Encerrado o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, o eleitor que não fizer a biometria não poderá votar. Será necessário justificar a ausência, sob pena de multa e cancelamento do título eleitoral, implicando a impossibilidade de participação em concursos públicos, renovação de matrícula em estabelecimentos de ensino e de efetuar serviços bancários, como abertura de contas e obtenção de empréstimos.

Cerca de 60% da população gaúcha já concluiu o recadastramento, de um total de 8.354.732 eleitores. Setenta e um municípios, incluindo grandes centros urbanos como Porto Alegre, Santa Maria e Ijuí, ainda não encerraram o processo. Além dos 50 que realizam a revisão entre 2019 e 2020, os 21 municípios que ficaram de fora deste cronograma devem ter o cadastramento feito depois das eleições para prefeito e vereador, em 2021 e 2022.

Confira as cidades que passam pela biometria neste ano:

Arroio do Tigre, Camaquã, Campo Bom, Canela, Canguçu, Capão da Canoa, Carazinho, Casca, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Encantado, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Getúlio Vargas, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Iraí, Itaqui, Lajeado, Marau, Montenegro, Osório, Paraí, Parobé, Portão, Rio Pardo, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Cristo, São Borja, São Gabriel, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Vicente do Sul, Sapiranga, Sobradinho e Torres.

Deixe seu comentário: