Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo 5% da população mundial, de mais de sete bilhões de habitantes, usou drogas pelo menos uma vez nos últimos anos

Compartilhe esta notícia:

Relatório mostra que 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos. (Foto: Reprodução)

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que cerca de 5% da população mundial usaram drogas pelo menos uma vez nos últimos anos e que um total estimado de 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos até o ponto de precisar de tratamento. O planeta tem hoje mais de 7 bilhões de habitantes.

O relatório anual do Departamento de Drogas e Crime da ONU, divulgado nesta quinta-feira, também diz que 25% das mortes anuais relacionadas a drogas acontecem nos Estados Unidos. O documento informa que as taxas de mortalidade continuam a aumentar, chegando a mais de 52 mil óbitos em 2015.

O novo relatório diz que dos quase 12 milhões de pessoas em todo o mundo usam drogas injetáveis, 1,6 milhão vivem com HIV e 6,1 milhões de humanos têm hepatite C. No geral, três vezes mais pessoas que usam drogas morrem de hepatite C (222,000) do que de HIV (60,000). O relatório enfatiza que o acesso ao tratamento contra hepatitie C permanece muito caro e fraco.

Segundo a ONU, os opióides, como a heroína, foram o tipo de droga mais nocivo e representaram 70% do impacto negativo da saúde associado aos distúrbios do uso de drogas em todo o mundo.

De acordo com o estudo, a droga mais consumida no mundo é a maconha com 3,8% da população adulta global utilizando cannabis anualmente. A estimativa da ONU é de que cerca de 183 milhões de pessoas tenham usado a droga no ano passado.

Enquanto algumas regiões do planeta apresentaram aumento no consumo de maconha, como a América do Sul e do Norte, outras áreas, como a Europa, têm reduzido, ainda que pouco, a procura pela droga.

Apreensões

O estudo da ONU também traz dados sobre a apreensão de algumas drogas. Nesse sentido, o Brasil aparece como o sétimo país com maior quantidade de apreensão de maconha em 2015. No total, 64% da maconha apreendida no mundo foi confiscada em países da América, principalmente no México e nos Estados Unidos.

Proibição

O pesquisador Heino Stöver afirma que proibição não levou a nada e diz que novos modelos de controle de venda e uso de drogas são necessários. “O que estamos fazendo hoje não tem nada que ver com proteção da juventude.”

“Devemos de uma vez por todas nos afastar da crença na proibição”, afirma o cientista social da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt. O pesquisador, especializado em pesquisa sobre o vício, diz que a proibição apenas impulsionou os negócios dos traficantes, que podem cobrar preços elevados.

“Um traficante não pergunta se uma pessoa já tem 18 anos e se tem certeza de que quer comprar a droga. Ele não dá nenhuma dica de consumo seguro”, argumenta. Nesta segunda-feira (26), a ONU celebra o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data é comemorada todos os anos no dia 26 de junho.

“A questão é: devemos de uma vez por todas nos afastar da crença na proibição, que na melhor das hipóteses não leva a nada ou é até mesmo contraprodutiva. Precisamos discutir e aplicar modelos inteligentes de controle. É isso que, para mim, está topo da lista de tarefas”, afirma.

Ele cita um exemplo positivo. “A cidade de Frankfurt, por exemplo. Quando alguém passa por uma overdose numa sala de consumo de drogas, é imediatamente reanimado. Um primeiro ponto é uma maior quantidade desses espaços. O segundo é: em qualquer domicílio onde houver um toxicodependente deve haver naloxona, um antagonista de opioides. Ela é administrada em caso de emergência e anula imediatamente o efeito da heroína. Ele retira o opioide do receptor. As pessoas ficam imediatamente sóbrias e lúcidas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Nasa quer construir sondas autônomas com inteligência artificial
Alemães, belgas e holandeses se unem contra usinas nucleares
https://www.osul.com.br/5-da-populacao-mundial-de-mais-de-sete-bilhoes-de-habitantes-usou-drogas-pelo-menos-uma-vez-nos-ultimos-anos/ 5% da população mundial, de mais de sete bilhões de habitantes, usou drogas pelo menos uma vez nos últimos anos 2017-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar