Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde 72% dos brasileiros que tentaram parar de fumar não conseguiram

Compartilhe esta notícia:

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença de dependência crônica. (Foto: Reprodução)

Apesar da queda importante no número de fumantes no Brasil, um estudo revela que muitos não encontram alternativas ou apoio para deixar o tabaco e acabam fracassando em sua busca por se livrar do vício. Um levantamento realizado pela Fundação Para um Mundo Livre de Fumo, nos EUA, revela que ainda que nove entre dez fumantes no Brasil dizerem estar cientes de que fumar é perigoso, 72% deles admitem que não tiveram sucesso em suas tentativas de parar de fumar.

Na avaliação da entidade, a pesquisa reforça a importância de criar mecanismos para ajudar os fumantes a ter novas opções para largar o vício. “Os dados mostram o que sabemos há décadas – que muitos fumantes têm o desejo de parar, mas não encontram os meios para isso”, explica Derek Yach, presidente da Fundação e que esteve diretamente envolvido com o desenvolvimento do Tratado Mundial para Controle do Tabaco.

Ex-diretor-executivo da OMS, Yach insiste que, mesmo no Brasil, onde os esforços para parar de fumar foram parcialmente bem-sucedidos, milhões ainda continuam a ameaçar sua saúde fumando tabaco todos os dias. “É evidente que houve avanços significativos no Brasil, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, diz Yach.

“Desde que o Royal College of Physicians descobriu há 2 anos que a redução de danos tem enorme potencial para prevenir a morte decorrente do uso do tabaco, continuamos a ignorar o fato de que muitos fumantes não querem parar porque obtêm prazer ao fumar. Os avanços em produtos para redução de danos são literalmente uma questão de vida ou morte para essas pessoas”, completou o especialista.

O estudo também revela que 57% dos fumantes brasileiros que tentaram parar disseram que precisariam de ajuda para conseguir atingir esse objetivo. A informação, porém, não seria o problema. 83% dos fumantes relatam que estão “bem informados” sobre o impacto do tabagismo na saúde, enquanto 69% dos fumantes disseram que planejam parar.

Câncer

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no País são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

Os números mostram ainda que, no ano passado, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo o Inca, R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade.

No ano passado, um estudo financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation e pela Bloomberg Philanthropies apontou o Brasil como “uma história de sucesso digna de nota” por causa da redução significativa de fumantes entre 1990 e 2015. Combinando uma alta de impostos e campanhas de conscientização, o País conseguiu fazer cair pela metade a proporção de fumantes em 25 anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A Organização Mundial da Saúde alerta para o impacto do cigarro na saúde cardiovascular
Mais de 480 casos de toxoplasmose já foram confirmados em Santa Maria
https://www.osul.com.br/72-dos-brasileiros-que-tentaram-parar-de-fumar-nao-conseguiram/ 72% dos brasileiros que tentaram parar de fumar não conseguiram 2018-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar