Últimas Notícias > Colunistas > Fatos históricos do dia 19 de novembro

A alça de acesso da rua Voluntários da Pátria para a Freeway, próximo à Arena do Grêmio, está liberada para o trânsito de veículos

(Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Na manhã dessa terça-feira, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) liberou o trânsito de veículos na alça de acesso da rua Voluntários da Pátria para a BR- 290 (Freeway). Segundo a EPTC (Empresa Publica de Transporte e Circulação), a medida qualifica a mobilidade na região da Arena do Grêmio.

Dessa forma, quem sai do estádio no bairro Humaitá (Zona Norte) passa a contar com duas faixas de trânsito para se dirigir ao Centro Histórico da capital gaúcha. “A alteração duplica a capacidade da via nesse sentido no trecho em obras da construção da nova ponte do Guaíba”, garante a prefeitura. O próximo evento a ser realizado na casa tricolor é a partida entre Peru e Venezuela, pela Copa América, às 16h deste sábado.

Já para os condutores que trafegam no sentido contrário (Centro-bairro), é necessário contornar a rótula da Dona Teodora para acessar a Freeway. Quem trafega pela Dona Teodora e deseja acessar a Freeway, por sua vez, precisa ingressar à esquerda na Voluntários da Pátria.

“Além de qualificar a circulação diária na região, isso permite aumentar a capacidade da via com ações operacionais dos agentes em dias de grandes eventos no estádio”, explica o gerente de Fiscalização de Transito da EPTC, Paulo Ramires.

Lotação

A partir do dia 24 (segunda-feira) a linha de lotação Santana (30.3) terá um novo itinerário nos dois sentidos. A medida tem duração prevista de 90 dias, em caráter experimental. De acordo com a EPTC, a alteração tem por objetivo proporcionar uma maior demanda de passageiros para a linha.

Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre a mudança. Também é possível obter esclarecimentos adicionais por meio do telefone 118 ou no site www.eptc.com.br.

Já a linha Medianeira (20.1) terá o seu terminal “Bairro” deslocado para a praça ao Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, em razão de obras na área. E a linha 40.5, que atende o bairro Chácara das Pedras (Zonas Norte e Leste), deixará de circular a partir do dia 21 (sexta-feira). Segundo a prefeitura da Capital, o motivo para a interrupção é a baixa demanda.

(Marcello Campos)