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Geral A Alemanha impõe limites para a coleta de dados pelo Facebook

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A rede social afirmou que vai recorrer da decisão, resultado de um processo de três anos. (Foto: Reprodução)

O FCO (Escritório Federal de Concorrência) da Alemanha anunciou nesta quinta-feira (7) novos limites à maneira como o Facebook coleta dados de suas subsidiárias Whatsapp e Instagram, assim como de sites que incorporam funções do Facebook como a opção “curtir”. “No futuro, o Facebook não estará autorizado a forçar os usuários a aceitar a coleta praticamente ilimitada de seus dados por meio de outros aplicativos”, resumiu o diretor da FCO, Andreas Mundt, antes de insistir na necessidade de “consentimento voluntário” para qualquer tipo de coleta de dados, de acordo com a France Presse.

O Facebook afirmou que vai recorrer da decisão, resultado de um processo de três anos, em que a empresa foi investigada por uma série de lapsos de privacidade, incluindo o vazamento de dados de milhões de usuários, assim como o uso extenso de publicidade por estrangeiros buscando influenciar o resultado de eleições nos Estados Unidos.

De acordo com a Reuters, o FCO declarou objeção, em particular, à forma como o Facebook obtém dados de pessoas a partir de outros aplicativos – incluindo WhatsApp e Instagram, que pertencem ao próprio Facebook – e o rastreamento de pessoas que sequer são membros do serviço. Esse rastreamento, de acordo com a Reuters, é feito por meio de páginas web nas quais são incluídos os botões de “curtir” e “compartilhar” do Facebook, e mesmo por páginas nas quais a presença da rede social não é óbvia.

“Nós discordamos das conclusões e pretendemos apelar para que as pessoas na Alemanha continuem usufruindo dos nossos serviços”, disse o Facebook em nota. A decisão ainda não pode ser aplicada e a rede social tem um mês para recorrer.

Aniversário

A segunda-feira (4) marcou o aniversário de 15 anos da rede social Facebook. Nascida como um projeto no dormitório de Mark Zuckerberg enquanto estudava na Universidade Harvard, a rede social reuniu neste período mais de 2,3 bilhões de usuários diários, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook.

Sob a missão de “aproximar as pessoas”, o Facebook angariou usuários desde os primeiros anos. Com informações acuradas de quem usa a plataforma, cresceu no mercado de publicidade digital, principalmente vendendo segmentação para anunciantes.

No ano passado, a empresa faturou US$ 55 bilhões, 38% a mais do que um ano antes e lucrou US$ 24,9 bilhões. Ao lado do Google, as duas têm mais de 60% do mercado de publicidade digital.

A forte presença do Facebook no âmbito das comunicações digitais é uma faca de dois gumes. É a principal razão pelos extraordinários lucros da empresa, mas também motivo pelo qual a rede social começou a ser alvo de críticas e fiscalizada com maior atenção por órgãos de regulação dos diferentes governos do planeta.

Principalmente no último ano, a rede social teve de lidar com uma série de escândalos, com destaque para o caso da Cambridge Analytica — consultoria política que usou dados de usuários para impactar eleições nos Estados Unidos e na Europa.

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https://www.osul.com.br/a-alemanha-impoe-limites-para-a-coleta-de-dados-pelo-facebook/ A Alemanha impõe limites para a coleta de dados pelo Facebook 2019-02-07
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