Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Anvisa suspende importação de insumo para remédio contra azia e úlcera gástrica

Compartilhe esta notícia:

A ação tem caráter preventivo e cautelar – já que estudos recentes, feitos em animais, identificaram um provável agente cancerígeno humano. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação, o uso e a comercialização do insumo farmacêutico ranitidina fabricado pela companhia indiana Saraca Laboratories Limited e usado em medicamentos para azia e úlceras estomacais.

Segundo a Anvisa, foi detectada no insumo uma impureza chamada NDMA (N-nitrosodimetilamina) — que, de acordo com estudos, é um provável agente cancerígeno em pessoas, dependendo da quantidade em que for ingerido.

A ação tem caráter cautelar e preventivo. “Nesse momento, não há recomendação de suspensão (do uso, para pacientes que estejam tomando remédios com a substância), mas existem vários outros medicamentos utilizados para as mesmas indicações que podem ser usados como alternativas terapêuticas”, afirma a agência em seu comunicado.

De acordo com a Anvisa, ainda não se sabe quantos laboratórios no Brasil utilizam a ranitidina da Saraca. Eles foram notificados e têm 10 dias para informar à agência se importam ou não esse insumo da empresa indiana.

Segundo a imprensa americana, ao menos três gigantes farmacêuticas que usam a ranitidina indiana em seus medicamentos — a britânica GSK (GlaxoSmithKline), a suíça Novartis e a francesa Sanofi — suspenderam a venda dos produtos à base da substância em diversos mercados.

Alertas no mundo

A decisão da Anvisa de suspender a ranitidina vem após outras agências reguladoras, na Europa, na Índia e nos Estados Unidos — já terem feito o mesmo.

Nos EUA, a agência responsável pela regulação de medicamentos, FDA (Food and Drug Administration), identificou níveis baixos de NDMA em medicamentos à base de ranitidina e, no último dia 13, aconselhou pacientes que estivessem usando as medicações a considerarem trocá-las por outras.

Estudos em animais levaram a NDMA — uma substância que pode ser encontrada na água e em alimentos — a ser classificada como um provável agente cancerígeno humano, mas que não deve ser danoso em níveis baixos.

A Anvisa recomenda aos pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento que procurem seu médico ou um farmacêutico.

A agência também informou que “continuará atuando para evitar nitrosaminas nos medicamentos e atuará com seus parceiros internacionais para proteger a saúde dos pacientes, com a adoção de medidas efetivas para impedir que essas impurezas estejam presentes nos medicamentos”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasileiros podem perder isenção de impostos na compra de produtos de luxo como salmão, filé mignon e queijo gorgonzola
Instabilidade no futebol brasileiro provoca uma demissão de técnico a cada duas rodadas na Série A do Brasileirão
https://www.osul.com.br/a-anvisa-suspendeu-a-importacao-de-insumo-para-remedio-contra-azia-e-ulcera-gastrica/ Anvisa suspende importação de insumo para remédio contra azia e úlcera gástrica 2019-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar