Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Bolsa brasileira teve a maior queda diária desde a greve dos caminhoneiros

Compartilhe esta notícia:

Ao fim, o índice da B3 fechou a sexta aos 101.521,29 pontos, em leve alta de 0,05%. (Foto: Agência Brasil)

Em queda durante todo dia, diante da percepção de que a reforma da Previdência pode demorar a ser votada no Congresso, o Ibovespa (principal indicador da B3, a Bolsa paulista) acelerou as perdas na reta final do pregão desta quarta-feira (6). A notícia de que a Vale teve suspensa sua autorização para operar a barragem de Laranjeiras, que recebe os rejeitos de produção da mina de Brucutu, a maior da mineradora em Minas Gerais, levou o indicador a fechar em baixa de 3,74%, aos 94.635,57 pontos. Foi a maior queda porcentual desde 28 de maio do ano passado, época da greve dos caminhoneiros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da agência de notícias Reuters.

Além da suspensão da licença provisória da barragem, determinada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), surgiram informações de que a mineradora sabia de problemas nos sensores responsáveis por monitorar a situação da mina do Córrego do Feijão dois dias antes do rompimento. Para completar, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou o pedido da empresa para retomar as operações da mina de níquel Onça Puma, no Pará.

Diante da série de más notícias, os papéis da companhia chegaram a ter a negociação interrompida, ao registrarem queda de 4,05%, logo após a divulgação de fato relevante da mineradora explicando a suspensão da licença. A ação fechou na mínima do dia, com queda de quase 5% (4,88%).

Em meio ao maior ceticismo com a reforma, alguns dos papéis do chamado Kit Brasil estiveram entre as maiores quedas do pregão. Foi o caso de Banco do Brasil ON, que fechou com perda de 6,09%. Eletrobrás PNB caiu 4,08%. Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, apenas Suzano ON fechou em alta (+1,18%), influenciada pela valorização do dólar.

“Desde cedo vimos que, apesar de a Bolsa ter subido bastante nos últimos dias, a queda era mais que uma realização de lucros. A percepção é que fica mais complicada a tramitação (da reforma da Previdência) a partir do zero, com a matéria passando por novo trâmite. Há quem acredite em aprovação da reforma no primeiro semestre, mas creio que essa é uma avaliação bastante otimista, dadas as idas e vindas que devem ocorrer”, disse Eduardo Guimarães, especialista em ações da Levante Ideias de Investimento.

Dólar

O dólar encerrou em alta frente ao real nesta quarta-feira, na casa dos 3,70 reais, com receios sobre a reforma da Previdência somando-se à maior cautela no exterior, com o mercado temendo uma possível nova paralisação do governo dos Estados Unidos.

O dólar avançou 1,09 por cento, a 3,7065 reais na venda. Na máxima, a moeda chegou a 3,7172 reais e, na mínima, bateu 3,6840 reais. O dólar futuro subia 0,97 por cento.

Investidores adotaram tom mais cauteloso do que na véspera em relação ao andamento da reforma da Previdência do governo do presidente Jair Bolsonaro, inclusive vendo possibilidade de atrasos na tramitação e aprovação do texto.

Segundo operadores, há um crescente desgaste no Congresso, reflexo de posicionamentos contundentes de aliados de Bolsonaro mirando partidos da oposição, que pode minar as chances do governo assegurar os votos necessários para aprovar a reforma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

2018 foi o quarto ano mais quente já registrado na história
Aplicativos falsos de IPVA e carteira de motorista instalam vírus no celular. Mais de 17 mil smartphones já foram infectados
https://www.osul.com.br/a-bolsa-brasileira-teve-a-maior-queda-diaria-desde-a-greve-dos-caminhoneiros/ A Bolsa brasileira teve a maior queda diária desde a greve dos caminhoneiros 2019-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar