Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Caixa vai pagar cotas do PIS a partir do dia 19

Compartilhe esta notícia:

Quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil receberá os recursos antes que os outros cotistas. (Foto: Agência Brasil)

Trabalhadores com saldo no PIS/Pasep poderão sacar os recursos a partir do dia 19 de agosto. Os valores serão liberados, primeiramente, para clientes de conta-poupança da Caixa Econômica Federal e correntistas do BB (Banco do Brasil).

Para os demais cotistas, cada banco liberou um calendário. No caso de trabalhador da iniciativa privada, o PIS será liberado conforme a idade. Os maiores de 60 anos receberão o depósito a partir de 26 agosto e aqueles com até 59 anos serão os últimos a ter acesso aos recursos, a partir do dia 2 de setembro. O valor médio das cotas é de 1.400 reais. A medida faz parte da medida provisória que flexibilizou regras de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Já no Pasep, voltado para o servidor público, a liberação dos recursos continua em 20 de agosto, quando está disponível a transferência para outros bancos, no caso de cotistas que não tenham conta no BB. Segundo a instituição financeira, para as operações de até 5 mil reais, não será cobrada taxa para TED. O atendimento em agência para os cotistas, assim como para herdeiros e portadores de procuração legal poderão realizar os saques diretamente nas agências do BB, a partir do dia 22 de agosto.

Têm cotas no fundo quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988. Diferentemente do abono, que é pago anualmente, o saque dos recursos do fundo só pode ser feito uma vez, ou seja, se o trabalhador já retirou o dinheiro, ele não será atingido pela medida.

A liberação do saque divulgada pela Caixa e BB é para todos os cotistas. Antes da medida, só poderia tirar o dinheiro do fundo PIS/Pasep o trabalhador que se aposentar ou completar mais de 60 anos de idade. Os pagamentos poderão ser realizados por meio de crédito em conta na Caixa, com o Cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento ou nas agências Caixa. No caso do Pasep, os cotistas podem solicitar a transferência pelo site do banco ou pelos terminais de autoatendimento.

São 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil. O pagamento das contas poderá movimentar até 18,3 bilhões de reais. No Pasep, são 1,5 milhão de cotistas, com até 4,5 bilhões para receber. No ano passado, o presidente Michel Temer liberou o saque de cotas do PIS/Pasep entre junho e setembro para quem não se encaixava nos requisitos legais da movimentação das cotas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juros começam a cair e podem impulsionar investimentos em meio à marcha lenta da economia global
“Todo brasileiro hoje é o 12º ministro do Supremo”, diz a ministra da Corte Cármen Lúcia
https://www.osul.com.br/a-caixa-vai-pagar-cotas-do-pis-a-partir-do-dia-19/ A Caixa vai pagar cotas do PIS a partir do dia 19 2019-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar