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Mundo A Califórnia retarda o horário de início das aulas em caráter permanente para melhorar o rendimento dos alunos

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A escola pública Virgil Middle School, em Los Angeles. (Foto: Divulgação)

Os estudantes da Califórnia, nos Estados Unidos, podem esperar por um sono extra pela manhã, assim que uma nova lei entrar em vigor. A lei, assinada no domingo pelo governador Gavin Newsom, adia os horários de início na maioria das escolas públicas de ensino fundamental e médio, tornando o Estado o primeiro a determinar tal mudança. As informações são do jornal The New York Times.

As aulas para escolas de ensino fundamental, incluindo aquelas que funcionam como escolas públicas independentes, começarão não antes das 8h30min segundo lei, e as aulas para ensino médio começarão não antes das 8h.

A lei, que surgiu em meio a preocupações crescentes com os efeitos da privação do sono nos jovens, visa melhorar as taxas de frequência e reduzir a indolência, disse Anthony Portantino, senador estadual democrata que redigiu o projeto.

Todo mundo está procurando uma solução mágica em educação, uma que abranja todos os dados demográficos, todas as etnias e realmente tenha um aumento positivo e mensurável nas pontuações dos testes, nas taxas de frequência e de graduação sem custar dinheiro”, disse ele em entrevista por telefone. “E é isso.”

Uma defensora da lei é Libby Vastano, de 16 anos, de Los Altos, Califórnia, que inicia as aulas por volta das 8 da manhã e disse que a mudança deixaria os alunos mais felizes e menos estressados.

Não conheço muitas crianças que dormem o suficiente na minha escola”, disse ela. “Se você conhece alguém que consiga nove horas, é como ‘Uau’.” Muitas vezes, ela espera que suas primeiras aulas pela manhã não sejam as mais difíceis, porque ela ainda se sente grogue.

Especialistas em sono também saudaram a mudança. Sumit Bhargava, professor clínico associado de pediatria na Universidade de Stanford e especialista em medicina pediátrica do sono na Saúde da Criança de Stanford, chamou a lei de um “triunfo”, observando que o cérebro dos adolescentes ainda está em desenvolvimento e a privação crônica do sono aumenta o risco de doenças mais tarde na vida.

Efeitos da falta de sono

Embora possa não parecer muito, disse ele, “os efeitos dessa hora a mais de sono é algo que eles sentirão quando adultos aos 40 anos”, acrescentando que os estudantes se sentiriam menos ansiosos e menos deprimidos e teriam um desempenho acadêmico melhor. “Quando você dá a eles o presente de aumentar o tempo de sono, é o maior retorno que você pode pensar”, disse ele.

Os críticos do projeto apontaram para os desafios adicionais de deslocamento que os alunos poderiam enfrentar. Eles também argumentaram contra uma abordagem do tipo “tamanho único”, citando o potencial de perturbação nos horários de saída e os efeitos desproporcionais que a lei teria sobre os pais que trabalham.

Embora possa ser fácil o suficiente para algumas famílias com horários flexíveis para ajustar, em algumas comunidades, os pais que trabalham apenas para sobreviver não têm o luxo de retardar o início de sua jornada de trabalho”, opinou Al Mijares, superintendente de escolas em Orange County, em artigo em 4 de outubro.

As escolas do Estado devem implementar a nova lei até 1º de julho de 2022 ou até a data de vencimento de qualquer acordo de negociação de distrito ou escola pública independente que esteja em vigor em 1º de janeiro de 2020. A lei não inclui períodos opcionais de aula chamados “períodos zero”, que começam antes da sessão regular da escola.

A Califórnia tem mais de 3 milhões de alunos públicos do ensino fundamental e médio e cerca de 3 em cada 4 começam as aulas antes das 8h30min, de acordo com uma estimativa de 2011-12. O início médio dessas escolas na Califórnia era 8h07min da manhã na época, de acordo com uma análise do projeto de lei.

 

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https://www.osul.com.br/a-california-retarda-o-horario-de-inicio-das-aulas-em-carater-permanente-para-melhorar-o-rendimento-dos-alunos/ A Califórnia retarda o horário de início das aulas em caráter permanente para melhorar o rendimento dos alunos 2019-10-16
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