Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A CBF está em dúvida: O Flamengo será hexa ou heptacampeão se vencer o Campeonato Brasileiro?

Compartilhe esta notícia:

O Flamengo venceu a Libertadores e o Brasileirão em 2019. (Foto: Divulgação/Flamengo)

Uma antiga polêmica do futebol virou tema de discussão entre os dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com a provável conquista do Campeonato Brasileiro, o Flamengo passaria a acumular quantos títulos? Seis ou sete?

A polêmica nesta soma está diretamente relacionada com o campeonato de 1987, que acabou em disputa fora do campo entre Flamengo e Sport, de Pernambuco. Ambos reivindicam o título nacional daquele ano.

Tudo começou quando o Clube dos 13 (formado pelos principais times do Brasil) organizou a Copa União, torneio concebido para corresponder ao Campeonato Brasileiro naquele período.

Na sequência, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu reunir em um torneio as equipes que acabaram fora da competição organizada pelo Clube dos 13.

Os times acabaram divididos em dois grupos: o Verde (composto pelos integrantes do Clube dos 13) e o Amarelo (as equipes selecionadas pela CBF).

Flamengo venceu o módulo Verde, com Internacional em segundo. Sport ganhou o amarelo, tendo Guarani como vice. A proposta da Confederação Brasileira de Futebol foi realizar um quadrangular final com os quatro times.

Flamengo e Inter não aceitaram participar da disputa. Sport e Guarani fizeram então um jogo para decidir o título. Venceu o Sport. E a partir daí, teve início a discussão sobre quem deveria ser considerado o campeão nacional.

O caso virou disputa judicial. Em 1994, o Sport acabou reconhecido como o único campeão de 1987 em decisão da Justiça de Pernambuco.

E, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso do Flamengo contra a decisão que garantia ao Sport o direito de ser declarado como único campeão brasileiro daquele ano.

O processo transitou em julgado e, portanto, não cabe mais recurso ao Flamengo.

Dentro da CBF, os defensores do clube carioca mencionam uma resolução da presidência da entidade de 2011, assinada por Ricardo Teixeira, que estabeleceu dois campeões em 1987: Sport e Flamengo.

Na reta final do Brasileirão, no entanto, a Confederação Brasileira de Futebol discute internamente o que fazer. O reconhecimento do título de 2019 como o “hexacampeonato” certamente despertaria a fúria dos torcedores do Flamengo.

Por esta razão, o assunto vem sendo tratado “com muito cuidado”, conforme relatou um integrante da CBF a revista Época, que preferiu não se identificar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Bolsonaro desiste de ir ao Peru para assistir o jogo do Flamengo e River Plate na final da Libertadores
O Inter começou a semana de treinamentos mirando o confronto com o Fortaleza
https://www.osul.com.br/a-cbf-esta-em-duvida-o-flamengo-sera-hexa-ou-heptacampeao-se-vencer-o-campeonato-brasileiro/ A CBF está em dúvida: O Flamengo será hexa ou heptacampeão se vencer o Campeonato Brasileiro? 2019-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar