Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A cerimônia de posse de Bolsonaro terá a presença de 12 chefes de Estado

Compartilhe esta notícia:

Cerimônia terá o maior esquema de segurança da história, diz governo. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro tem a presença confirmada de 12 chefes de Estado. A expectativa do Itamaraty é de que 60 delegações estrangeiras participem da posse.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista de autoridades confirmadas tem mais três vice-presidentes, 11 chanceleres, 16 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. Por motivos de segurança, o órgão informou que não divulgará a lista completa com os nomes de cada uma dessas autoridades.

As presenças já divulgadas são de presidentes de países vizinhos, como Maurício Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Iván Duque Márquez (Colômbia) e Marín Vizcarra (Peru).

Também vão desembarcar em Brasília o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já está no Brasil desde sexta e já se encontrou com o presidente eleito.

Na última quinta-feira (27), o Itamaraty informou que o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), Ji Bingxuan, será o representante da China.

Além disso, estão confirmadas mais dez autoridades, entre elas o chanceler da Argentina, Jorge Faurie. A lista de convidados para a cerimônia é de 140 pessoas.

Segurança

O Exército e a FAB (Força Aérea Brasileira) apresentaram parte da artilharia que estará disponível para uso militar na cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na área central de Brasília, na próxima terça (1º).

Dois mísseis antiaéreos guiados a laser são capazes de abater aviões a até 7 km de distância. Os militares também usarão um radar portátil para identificar aeronaves voando a baixa altitude.

É a primeira vez que estes equipamentos são utilizados em uma posse presidencial. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, este é o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília – são mais de 3,2 mil policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Também é a primeira vez em Brasília que a parte de baixo da Esplanada dos Ministérios será cercada por concertina, um arame farpado com lâminas. O material está sendo instalado pelo Exército.

A cerca vai se estender da Procuradoria-Geral da República ao 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado depois do Palácio do Planalto.

Além disso, a Esplanada dos Ministérios está fechada para trânsito de veículos desde este sábado (29).

Objetos proibidos

A Polícia Militar vai montar quatro barreiras de revista na Esplanada. Segundo a corporação, o controle ficará mais rigoroso à medida em que o público se aproximar da Praça dos Três Poderes – na frente do Palácio do Planalto, será necessário passar por um detector de metais parecido com o de aeroportos.

Ninguém poderá levar para a posse:

Garrafas; bolsas e mochilas; sprays; máscaras, fogos de artifício, guarda-chuvas; carrinhos de bebê.

Desde quarta-feira (26), milhões de celulares com DDD 61 recebem instruções sobre as restrições na posse de Bolsonaro. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o pedido para o envio das mensagens foi feito ao órgão pelo Comando de Operações Especiais do Exército.

 

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O INSS proibiu que os bancos assediem os recém-aposentados para oferecer empréstimo consignado
O ministro do Supremo Edson Fachin homologou uma nova delação premiada que atinge o senador Renan Calheiros
https://www.osul.com.br/a-cerimonia-de-posse-de-bolsonaro-tera-a-presenca-de-12-chefes-de-estado/ A cerimônia de posse de Bolsonaro terá a presença de 12 chefes de Estado 2018-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar