Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Governo enviará ao Congresso proposta de reforma com imposto sobre consumo

A inauguração de um Batalhão de Choque da Brigada Militar em Pelotas reforça a segurança pública na Região Sul gaúcha

Integrantes da unidade passarão por treinamento intensivo e especializado. (Foto: Arquivo/BM)

Com a inauguração oficial do 5º Batalhão de Polícia de Choque da BM (Brigada Militar), em Pelotas, a Região Sul do Estado ganhou um importante reforço na área da segurança pública. Com sede na área central da cidade, a unidade conta com 15 viaturas e 120 policiais, divididos em quatro pelotões.

“A tropa foi montada com policiais experientes e também novos policiais militares de um grupo de quase 2 mil formados no primeiro semestre”, ressaltou o Palácio Piratini. Todos os integrantes receberão treinamento intensivo e especializado, por meio do “Curso Básico de Operações de Choque”, que começa nesta segunda-feira e prosseguirá até o dia 5 de novembro, totalizando 180 horas-aula.

O governador gaúcho Eduardo Leite (que foi prefeito de Pelotas entre 2014 e 2017), destacou: “Essa era uma demanda antiga que eu conhecia e que agora vem atender não só a cidade, mas toda a região em situações mais extremas. Também vai contribuir para diminuir ainda mais os já em declínio indicadores de criminalidade local. Isso vai trazer mais sensação de segurança, o que é indispensável para que haja retenção de talentos e para potencializar investimentos”.

Conhecidos pela denominação abreviada BPChoque, os batalhões com esse perfil atendem ocorrências especiais como motins em presídios, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, atuam garantindo a ordem em manifestações e eventos com grandes multidões. Também são força reserva à disposição de todo o Estado.

Além da unidade recém-inaugurada, comandada pelo major Rogério de Vasconcellos, o Rio Grande do Sul conta com a atuação do 1º BPChoque de Porto Alegre, o 2º BPChoque de Santa Maria e o 3º BPChoque de Passo Fundo. No mês que vem, deve ser contemplada também a cidade de Caxias do Sul (Serra).

Avaliações

Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior lembrou os indicadores já reduzidos desde o lançamento mo RS Seguro. “Com as ações estratégicas e localizadas já foram reduzidos os homicídios, sendo preservadas 458 vidas humanas em comparação ao mesmo período no ano passado, e mais de 3 mil veículos deixaram de ser roubados. Essa nova unidade da BM faz parte desta estratégia e funciona como um aporte especializado para todos os municípios da região”, disse.

O comandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda, destacou a importância do 5º BPChoque como reforço para a segurança do Sul do Estado: “O foco do batalhão especial é a manutenção da ordem pública. Como não precisa atender diretamente as emergências do 190, pode trabalhar fortemente na prevenção e na repressão qualificada para a redução dos indicadores de criminalidade, principalmente de roubos e homicídios”.

(Marcello Campos)