Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd A comparação explica

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O governo do Rio Grande do Sul deve 45 bilhões de reais à União e paga prestações mensais de 300 milhões para abatê-la. A dívida de Santa Catarina não passa de 9 bilhões e o repasse mensal a Brasília fica em 90 milhões.

A receita anual do Rio Grande do Sul totaliza 28 bilhões de reais e a de Santa Catarina é de 14 bilhões.

Esses números explicam a disponibilidade maior de recursos dos catarinenses para investimentos públicos.

ALIADOS

Ao admitir a renegociação das dívidas com os Estados, o presidente Michel Temer ganha apoio dos servidores públicos porque haverá dinheiro em caixa, evitando atrasos.

DESVENDAR O SEGREDO

O senador Paulo Paim lidera a volta da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. Salvar todos querem, difícil é saber onde encontrar dinheiro para a façanha. Até agora, nenhuma indicação.

MAIS UMA VEZ

Vieira da Cunha irá para sua terceira eleição à Prefeitura de Porto Alegre. Concorreu em 1996 e em 2004. Nas duas ocasiões ficou em quarto lugar.

O que anima o PDT, agora, é o resultado das primeiras pesquisas em que Vieira aparece com bom percentual. Por isso, deixa a Secretaria da Educação, onde estava pondo em prática as propostas de Leonel Brizola.

É UM ACHAQUE

A lição do presidente norte-americano Abraham Lincoln que governantes brasileiros jamais aprenderam: “Não há progresso duradouro com base em dinheiro emprestado”. Sempre que há chance de fazer um papagaio, lá estão comitivas engravatadas achando que as futuras gerações pagarão a conta. Por sinal, o placar eletrônico jurômetro registrava, ontem à noite, 133 bilhões e 590 milhões de reais. Valor total do custo para rolar a dívida do governo federal desde 1º de janeiro deste ano.

PARA CONFERIR DE PERTO

O deputado Luiz Augusto Lara encaminhou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevendo auditoria nos benefícios fiscais que o governo do Estado concede a empresas.

ACELEROU

Este mês, a indústria automobilística completa 60 anos. O primeiro veículo produzido no País foi o DKW. Em 1957, foi lançada a Kombi 1.200 com o selo made in Brazil. Com eles, os modelos norte-americanos começaram a deixar de ser importados.

RÁPIDAS

*As pautas do Senado e da Câmara dos Deputados seguem pobres, longe dos grandes problemas nacionais.

* Mesmo com o festival de versões e a boataria, a Operação Lava Jato é intocável.

* O Rio Grande do Sul é o único que já aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, caminho para equilibrar as contas públicas.

* O governo federal continuará com o caixa quebrado se não houver a fixação de teto para os gastos públicos e a reforma da Previdência.

* Daiçon Maciel da Silva deixou ontem a presidência da Fundação de Ciência e Tecnologia para concorrer à Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

* A União Nacional dos Estudantes corre o risco de ser reprovada. CPI na Câmara dos Deputados examinará suas contas.

* Deu jornal: “Nova manobra para salvar Eduardo Cunha”. Este motor vai quebrar na primeira curva.

* O prato de entrada do cardápio eleitoral é engolir sapos com um detalhe: vem sempre gratinado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Pró-Lula, pró-Ficha
Governador de SC diz que “crise é a maior dos últimos 110 anos”
https://www.osul.com.br/a-comparacao-explica/ A comparação explica 2016-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar