Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Conmebol pediu à Fifa para que a Copa América seja disputada em anos pares

Compartilhe esta notícia:

O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, quer que o calendário já mude em 2020. (Foto: Divulgação/Conmebol)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pediu para a Fifa que a Copa América seja disputada em anos pares após a realização do torneio de 2019 no Brasil. “Quero tornar público um pedido que fizemos para a Fifa de que a partir de 2020 a Copa América seja disputada em anos pares. O último ano que se jogaria em anos ímpares seria a Copa do Brasil em 2019”, disse o presidente Alejandro Domínguez.

O dirigente abordou o assunto com a imprensa boliviana após uma reunião do conselho da Conmebol nesta segunda-feira, em La Paz. Com a realização em anos pares, a Copa América coincidiria com a Eurocopa, cuja próxima edição está prevista para 2020.

A avaliação é de que esta alteração facilitaria que os grandes clubes europeus permitissem a convocação de seus melhores jogadores para disputar a competição internacional. Domínguez afirmou também que a Conmebol está buscando “uma fórmula que seja tanto equitativa como justa” para definir as futuras sedes da Copa América.

Sobre a eleição da cidade-sede para a final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, o presidente explicou que será definida por licitação nos próximos anos, após a definição de que em 2019 elas serão em Santiago e Lima, respectivamente. “Todas as cidades interessadas poderão participar.”

Outro assunto abordado pelo dirigente foi o número de vagas sul-americanas nas próximas Copas do Mundo. “Até agora, o concreto e seguro é que a Conmebol terá 6,5 vagas no Mundial de 2026, que será nos Estados Unidos, Canadá e México”, disse Domínguez, que pediu à Fifa para que este número também seja possível para a Copa do Catar, em 2022.

Domínguez ainda buscará apoio para que a Bolívia seja sede de algum Mundial, pedido do presidente boliviano Evo Morales, que esteve presente na reunião em La Paz.

Sedes

A Arena Corinthians não será uma das sedes da próxima edição da Copa América. O presidente do clube alvinegro, Andrés Sanchez, pediu para que o estádio não fosse incluído no cronograma da competição. Com isso, o Allianz Parque deve ser a sede paulistana do torneio, que será realizado de 6 a 30 junho do próximo ano em cinco cidades brasileiras.

Sanchez se reuniu com dirigentes da Confederação Sul-Americana de Futebol para comunicar o desejo de não abrir a arena para jogos do torneio. Pesou para a decisão o fato de a diretoria considerar que o torneio não seria rentável, já que o comitê organizador não pagaria pelo período de utilização do espaço.

A tendência agora é o Allianz Parque receber as partidas em São Paulo, embora o Morumbi também tenha interesse em participar. A capital paulista deve ser palco de três partidas da competição, que reunirá 12 equipes. A tabela de jogos e os grupos não estão definidos.

O torneio terá jogos no Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, além de São Paulo e Porto Alegre, onde há uma impasse sobre qual será o estádio. Arena Grêmio e Beira-Rio disputam a condição de sede.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Longe de casa, o Inter vence o Ceará por 2 a 0 na Série B do Campeonato Brasileiro
O técnico Tite convocou dois jogadores do Grêmio para os próximos amistosos da Seleção Brasileira
https://www.osul.com.br/a-conmebol-pediu-a-fifa-para-que-a-copa-america-seja-disputada-em-anos-pares/ A Conmebol pediu à Fifa para que a Copa América seja disputada em anos pares 2018-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar