Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Leandro Mazzini A conta de Dilma

Compartilhe esta notícia:

(Foto: ABr)

Neste momento – se não houver traições na votação, claro – a presidente Dilma Rousseff tem 191 votos para barrar seu processo de impeachment no plenário da Câmara dos Deputados. A conta explica, em parte, o criterioso e cauteloso silêncio dos ministros Jaques Wagner (Gabinete) e Ricardo Berzoini (Governo) nos últimos dez dias. Ela precisa de, no mínimo, 172 votos – que podem ser incrementados com abstenções ou ausências.

O desafio

O desafio dos ministros palacianos será conter o apetite do PP, PR, PSD para que não acompanhem a debandada do PMDB. Há sete ministérios e mil cargos no balcão.

Desanimou

O senador Walter Pinheiro está prestes a se desfiliar do PT. Também não sabe se continua na vida pública, tem dito a amigos.

Verdejaram

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói (RJ), e o ex-ministro Carlos Minc, tradicional fundador do partido, pularam fora da nau petista.

O profeta…

Em 2003, de passagem pelo Brasil, o juiz italiano Livio Pepino, o principal colaborador do juiz Falconi na Operação “Mãos Limpas” em Roma, citou a este repórter algo profético: Não há sucesso numa operação dessas sem a extrema sintonia entre todas as esferas do Poder Judiciário.

… E o risco

“No Brasil, sem trabalho integrado entre as autoridades, não há solução para o crime organizado”, disse o juiz Pepino. Seria algo como hoje uma sinergia do Juiz Sérgio Moro ao STF. Meses atrás, questionado sobre essa possível sintonia, em visita a Brasília (DF), Moro desconversou. Detalhe: Moro conheceu Pepino.

A frase certa

Com o fim do sigilo do grampo pelo juiz Moro, e sua transcrição, soube-se agora que a frase correta de Lula ao telefone com a presidente Dilma, xingando, era: “Eles que enfiem no c* e tomem conta disso”, e não cita “processo”. Lula falava dos presentes que ganhou quando presidente, guardados em galpão, que são alvo da Lava-Jato.

Valeu, Jandira!

Aliás, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a diretora do vídeo e bajuladora do petista, concorre ao Prêmio Esso com esse “furo”. E pode tentar até o Oscar.

Aos imigrantes

Brasileiro amigo da Coluna está surpreso com o que encontrou em vários restaurantes de Berlim (Alemanha). A maioria tem cardápio em alemão, inglês e… árabe.

De pedra a vidraça

Enfraqueceu o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino, após condenado pelo TCE a devolver R$ 4,6 mi aos cofres do Amazonas. Caciques já o destituíram do posto de porta-voz para evitar que sua condenação contamine o discurso em defesa do impeachment da presidente Dilma.

Dão de ombros

Emissários brasileiros mantêm a pressão sobre países que integram a Unasul e o Mercosul para divulgarem um manifesto de apoio à presidenta Dilma. Por enquanto, nada feito. Líderes dos países dos blocos veem a crise brasileira como assunto interno.

PT perde base

A maior derrota do PT, dizem cientistas políticos consultados, não será em 2018, quando poderá haver alternância de poder partidário. Será nas eleições municipais deste ano. A debandada de vereadores, prefeitos e deputados do PT prova isso.

FBI em Bruxelas

Há exatamente um ano, agentes do FBI desembarcaram em Bruxelas (Bélgica) para mapear focos terroristas. Andaram à paisana e lancharam em estabelecimentos do bairro de Molenbeek-Saint-Jean, agora mundialmente conhecido como “celeiro do terror”.

Alvos certos

Os policiais ficaram 15 dias na capital belga e levaram aos Estados Unidos uma lista de suspeitos. Nela constavam os nomes de Mohammed Belkaid e Abdelhamid Abaaoud, mentores dos atentados de Paris (França), em novembro, e Bruxelas nessa semana.

Ponto Final

Sem pragmatismos na troca de partidos: O “instinto de sobrevivência” política está vencendo os que poderão ser o “extintos da persistência”, aqueles que insistem em defender o indefensável.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Leandro Mazzini

A conta de Dilma
Chapa quente
https://www.osul.com.br/a-conta-de-dilma-2/ A conta de Dilma 2016-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Colunistas Triunvirato

Colunistas Conselho de Lula

Colunistas Dispendioso$

Colunistas A sede cara da Apex