Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Norte marcou a data para destruir o local que utiliza para realizar os seus testes nucleares

Compartilhe esta notícia:

O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un fala durante encontro com o presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Norte afirmou que programou a destruição de seu local de testes nucleares para o período de 23 a 25 de maio, dependendo das condições meteorológicas. O comunicado foi feito por meio da agência estatal do país. De acordo com o órgão, serão derrubados, com explosões, todos os túneis, instalações de observação, prédios de pesquisa e postos de segurança. Jornalistas de outros países, inclusive dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, poderão acompanhar o evento.

Na sexta-feira (11), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que a Coreia do Norte poderá ter “um futuro repleto de paz e prosperidade” se abandonar suas armas nucleares em breve. “Se o país tomar ação ousada para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar prosperidade no mesmo nível que nossos amigos sul-coreanos”, disse Pompeo.

Encontro com Trump

O presidente americano, Donald Trump, indicou na quinta-feira (10) que o encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, acontecerá em Singapura em 12 de junho. A informação foi confirmada pelo ministério das Relações Exteriores singapuriano. “Façamos que seja um momento especial para a paz mundial!”, tuitou Trump. O anúncio do presidente americano chegou um dia depois da segunda visita de seu secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang nas últimas semanas.

Singapura, um importante centro financeiro do sudeste asiático, tinha várias vantagens para ser o local escolhido: sua neutralidade, suas garantias em relação à segurança e um longo histórico como anfitrião de cúpulas internacionais, apontaram vários analistas.

“Sem antecedentes”

Ao aceitar reunir-se com Trump a 5.000 quilômetros de distância de Pyongyang, Kim deve recorrer uma grande distância fora de sua zona de conforto, disse Graham Ong-Webb, um pesquisador da RSIS (Escola S. Rajaratnam de Estudos Internacionais) de Singapura. Desde que assumiu o poder, Kim só viajou oficialmente ao exterior este ano, com duas visitas à China, onde se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping.

Também cruzou a fronteira com a Coreia do Sul em abril, durante uma cúpula histórica com o presidente Moon Jae-in, tornando-se o primeiro líder de sua país a pisar no solo sul-coreano desde o cessar-fogo da Guerra da Coreia em 1953.

Teste

O maior teste nuclear da Coreia do Norte, realizado em uma camada subterrânea do monte Mantap em 3 de setembro de 2017, teve força para erguer a montanha por cerca de 2 metros, fazer sua superfície voar por quase 4 metros e vaporizar rocha de granito em um espaço do tamanho de um campo de futebol.
Um estudo publicado na revista Science utilizou uma combinação de imagens de satélite e registros sísmicos para fazer os cálculos inéditos.

“Ao rastrear com precisão os deslocamentos dos pixels das imagens [de satélite] em várias direções, pudemos medir a deformação tridimensional completa da superfície do Monte Mantap”, disse Dreger Roland Bürgmann, professor de ciências terrestres e planetárias da Universidade de Berkele

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Temer pressiona aliados para antecipar votação do impeachment de Dilma
Um suspeito de assassinatos que postava fotos com cadáveres é ex-militar e cumpriu missão de paz no Haiti
https://www.osul.com.br/a-coreia-do-norte-marcou-data-para-destruir-local-de-testes-nucleares/ A Coreia do Norte marcou a data para destruir o local que utiliza para realizar os seus testes nucleares 2018-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar