Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A corrupção, o descrédito e a vergonha de ser brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Um terço da população tem vergonha de ser brasileiro. (Foto: Reprodução)

A grave crise política e econômica que assola o país não causa apenas o descrédito e o desemprego. Atinge sobretudo o ânimo dos brasileiros e é a grande causa da desesperança que afeta a nação. Especialistas entrevistados pelo Jornal do Brasil comentaram o cenário nacional e projetaram as expectativas para o futuro, principalmente com relação às eleições de 2018. “Chegamos a um ápice em 2017. É difícil piorar. Temos uma gama enorme de políticos envolvidos em corrupção, com 13% do eleitorado desempregado. Isso gera na população um desânimo e uma vontade grande até de deixar o País”, avalia o professor de Ciência Política da Universidade Veiga de Almeida, Guilherme Carvalhido.

Recente pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que 34% dos entrevistados sentem vergonha de serem brasileiros, o que corresponde a um terço da população. Ainda segundo a análise, nunca houve tanta gente com mais vergonha que orgulho de ser brasileiro. “Diariamente o povo vem sendo submetido a esquemas de corrupção, intermináveis em todos os níveis. Não parece haver nenhuma proposta para mudar isso”, afirmou a socióloga e professora da Uerj, Alba Zaluar.

Para explicar esse quadro, Zaluar ressaltou que um motivador importante para o resultado da pesquisa é a desilusão enfrentada pela população após a revelação do envolvimento de grandes figuras da política brasileira com crimes de corrupção. “Temos a destruição da imagem de muitos políticos que fizeram parte de um projeto que era considerado salvador, totalmente minado pela corrupção.”

Já para Carvalhido, esses números vieram acompanhando o crescimento da crise econômica, além da política. “O que pode reduzir o quadro de desesperança no país é a credibilidade econômica. A crise nessa área contribui para o aumento da violência e sensação de insegurança, que por sua vez diminui o orgulho de ser brasileiro.” (Felipe Gelani/Jornal do Brasil)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ex-presidente Lula disse que, se quiserem o “pegar”, terão que competir com ele pelas ruas do País
Ex-presidente da Funai afirma que deputado nomeou 20 pessoas “que nunca viram índio”
https://www.osul.com.br/a-corrupcao-o-descredito-e-a-vergonha-de-ser-brasileiro/ A corrupção, o descrédito e a vergonha de ser brasileiro 2017-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar