Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A defesa de Lula deve entrar com um pedido para que ele vá à missa de sétimo dia do irmão

Compartilhe esta notícia:

Lula decidiu não sair da prisão, em Curitiba, porque não chegaria a tempo para o enterro. (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para comparecer à missa de sétimo dia do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu na terça-feira (29). O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, autorizou Lula a ir no enterro de Vavá pouco antes da hora marcada para o sepultamento, e Lula decidiu não sair da prisão, em Curitiba, porque não chegaria a tempo. As informações são do jornal O Globo.

Em sua decisão, Toffoli autorizou a Polícia Federal (PF) a levar Lula à capital paulista, mas não para ir ao local do velório. O petista seria encaminhado a uma unidade da polícia local onde poderia se encontrar com parentes.

A interlocutores, Lula se mostrou indignado tanto por a permissão ter vindo após o corpo do irmão ter sido enterrado quanto pelas restrições impostas pelo STF, que o impossibilitaram de se despedir do irmão morto.

“Por que a lei não vale para mim?”, perguntava o petista insistentemente.

Pessoas que estiveram com Lula afirmaram que ele passou por diferentes estados de ânimo nas últimas horas. Na tarde de terça-feira, estava com esperança de que participaria da cerimônia. No início da noite, já se mostrou angustiado com a falta de decisão e hoje estava descrente que conseguiria sair da prisão.

O irmão de Lula morreu na terça-feira de manhã, aos 79 anos. Primeiro, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente, negou o pedido. Ela se baseou na declaração da Polícia Federal e do Ministério Público de que não haveria tempo suficiente para montar uma logística de transporte do ex-presidente até o local.

Após negativa, os advogados recorreram ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a segunda instância. Por volta das 5h, o desembargador Leandro Paulsen, responsável pelo plantão na Corte, também negou a solicitação.

Unidade militar

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Manoel Caetano, afirmou nesta quarta-feira (30) que, além de tardia, a decisão que autorizou o político a ir ao enterro do irmão em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, trazia condições que não seriam aceitas por Lula, como a de se reunir com a família em uma unidade militar.

“A decisão foi absolutamente inócua, foi proferida quando o corpo já estava baixando à sepultura”, declarou Caetano, em frente ao prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso desde abril de 2018. “O presidente não concordaria em se reunir com a sua família em um quartel, ele disse isso claramente, seria um vexame, um desrespeito com a família.”

A defesa de Lula afirmou que ainda vai decidir que providência tomar diante da falta de autorização anterior para que Lula fosse ao velório.

Pouco antes do pronunciamento do advogado, os integrantes da “Vigília Lula Livre”, que se instalou no local desde a prisão do ex-presidente, participaram de um ato ecumênico em memória ao irmão de Lula.

“Ele sentiu muito a morte do irmão, que era muito querido, com quem ele tinha fortes vínculos afetivos, como mantém com os demais. Evidentemente, ele sentiu muito a morte do irmão e sentiu mais ainda não poder se despedir do irmão nem encontrar com a família nesse momento. É de muita tristeza”, concluiu o advogado de Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a prefeitos que os militares estarão na reforma da Previdência
Poltronas achadas na França podem ser de avião que sumiu com jogador
https://www.osul.com.br/a-defesa-de-lula-deve-entrar-com-um-pedido-para-que-ele-va-a-missa-de-setimo-dia-do-irmao/ A defesa de Lula deve entrar com um pedido para que ele vá à missa de sétimo dia do irmão 2019-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar