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A empresa aérea Avianca Brasil pode perder 20% da sua frota

Empresa de leasing tenta retomar dez aeronaves Airbus A320 da companhia. (Foto: Reprodução)

A empresa de leasing Aircastle deve retomar dez jatos da Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do País, após uma audiência do processo de recuperação judicial na começo da semana. Caso a medida se concretize, os voos de milhares de passageiros podem ficar comprometidos.

Os dez aviões Airbus A320 representam mais de 20% da frota atual da Avianca Brasil, de acordo com dados fornecidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A companhia aérea pode perder mais aviões no futuro. A GE Capital Aviation Services e uma subsidiária estão buscando retomar 12 Airbus A320 da Avianca Brasil, de acordo com o porta-voz da GE, James Luton.

Quando pediu recuperação judicial no mês passado, a Avianca Brasil admitiu a possível perda de 14 aviões, o que segundo os seus executivos afetaria 77 mil passageiros em um período de três semanas.

Um representante da Avianca Brasil se recusou a comentar o assunto. O pedido de recuperação veio depois de anos de prejuízos crescentes e pagamentos atrasados de aeronaves.

O pedido de recuperação, ao mesmo tempo em que protege os credores, não cobre arrendamentos, que são a fonte de toda a frota de 46 aeronaves da empresa.

Entre dezembro de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves quintuplicaram para R$ 415 milhões, de acordo com as demonstrações financeiras da empresa.

Um juiz manteve a decisão que teria permitido que a Aircastle recuperasse os aviões no mês passado. A medida, no entanto, expira nesta próxima segunda-feira.

Sem propostas

Desde que essa decisão foi tomada, a Avianca Brasil não fez nenhuma proposta à Aircastle que a permitisse manter os aviões. A aérea deve à Aircastle mais de US$ 30 milhões, acrescentou uma fonte ligada ao assunto.

O negócio é importante para a Aircastle, uma vez que a Avianca Brasil é seu maior cliente individual, representando cerca de 7% de seu valor contábil, de acordo com as divulgações financeiras da empresa de leasing.

A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com sede na Colômbia. Mas elas são do mesmo dono, o empresário boliviano German Efromovich.

Em novembro passado, a United Continental Holdings concedeu à empresa um empréstimo de US$ 500 milhões. Nenhuma das partes revelou por que o empréstimo é necessário, mas Efromovich foi processado por não pagar suas dívidas nos Estados Unidos e no Brasil nos últimos anos.

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