Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Espanha recebeu 1.200 imigrantes em dois dias e pediu ajuda à Europa

Compartilhe esta notícia:

O ministro Fernando Grande-Marlaska acompanhou o trabalho da Guarda. (Foto: Reprodução/Twitter)

O ministro espanhol do Interior, Fernando Grande-Marlaska, pediu neste sábado (28), na Andaluzia, uma “solução europeia” para o “problema da imigração”, depois que a Guarda Costeira espanhola auxiliou mais de 1.200 migrantes no mar em dois dias.

“Viemos aqui para ver no terreno os problemas que existem, o problema da imigração, que é um problema da Europa, que precisa de uma solução europeia”, declarou à imprensa o ministro Grande-Marlaska, membro do novo governo do socialista Pedro Sánchez, ao visitar a província de Cádiz, segundo uma gravação enviada pela delegação oficial.

O ministro foi a Algeciras para constatar como os migrantes estão sendo atendidos pelas forças de segurança e pela Cruz Vermelha.

Em sua conta no Twitter, o serviço público de Salvamento Marítimo anunciou neste sábado que 334 pessoas recém-chegadas de 17 embarcações improvisadas receberam ajuda.

Na sexta, a Guarda Costeira socorreu 888 pessoas em um único dia. Este ano, a Espanha se tornou a primeira porta de entrada de migrantes irregulares à Europa, à frente da Itália.

ONU alerta para mortes

Pelo quinto ano seguido, ao menos 1.500 imigrantes morreram no Mediterrâneo, onde a rota entre Líbia e Itália é a mais fatal e custa a vida de uma em 19 pessoas, disse a agência de migração da ONU (Organização das Nações Unidas) na sexta-feira.

A Espanha, que superou a Itália como destino preferencial, registrou quase 21 mil imigrantes até agora neste ano, quase mais do que em todo o ano passado, segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações).

No todo, cerca de 55 mil imigrantes já chegaram às praias europeias em 2018 -a esta altura no ano passado a cifra foi mais do que o dobro, 111.753, informou.

A Itália, cujo novo governo fechou seus portos a barcos de resgate, viu cerca de 18.130 imigrantes chegarem pelo mar da Líbia neste ano, e o restante foi para Grécia, Malta e Chipre.

“É importante notar duas coisas: uma é que, apesar dos números incrivelmente baixos chegando à Itália, as mortes per capita ou o índice de mortalidade para cada mil pessoas pode ter atingido seu pico desde que a emergência começou”, disse o porta-voz da OIM, Joel Millman, em um comunicado à imprensa em Genebra.

Referindo-se ao saldo de 1.500 mortes, ele disse: “Só uma vez nos últimos quatro anos esta marca foi atingida depois desta data em julho, e isso foi em 2014, quando a emergência só estava começando.”

Mais de 600 imigrantes africanos abriram caminho à força na fronteira altamente fortificada que separa Ceuta, enclave espanhol no norte da África, do Marrocos na quinta-feira usando serras circulares, tesouras de poda e malhos para romper o arame.

“O que podemos dizer é que os primeiros sinais que estamos recebendo das autoridades espanholas é os imigrantes da África Ocidental foram os mais proeminentes na travessia para a Líbia nos últimos dois anos que parecem estar escolhendo a Espanha como sua rota agora”, explicou Millman.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo roubado após uma fuga em alta velocidade em Caxias do Sul
Uma operação da Ordem dos Advogados do Brasil com Procons nos aeroportos identificou problemas com a caixa usada para conferir se a mala pode ir a bordo do avião, além da falta de informação para o despacho e o excesso de bagagem
https://www.osul.com.br/a-espanha-recebeu-1-200-imigrantes-em-dois-dias-e-pediu-ajuda-a-europa/ A Espanha recebeu 1.200 imigrantes em dois dias e pediu ajuda à Europa 2018-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar