Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura A história do maior campeonato gaúcho de todos os tempos ganha registro em livro

Compartilhe esta notícia:

Obra de Daniel Sperb Rubin é fruto de uma pesquisa profunda. (Foto; Divulgação)

No dia 25 de setembro de 1977 o Grêmio vencia o Internacional no Estádio Olímpico pelo placar de 1 a 0 e, depois de oito anos, retomava a hegemonia do futebol gaúcho conquistando o campeonato regional. Uma equipe que mesclava atletas experientes com recém-surgidos foi a receita encontrada pelo presidente Hélio Dourado, com Telê Santana no comando técnico.

“Heróis de 77, a História do Maior Campeonato Gaúcho de Todos os Tempos” (AGE Editora, 2017, 285 páginas), de Daniel Sperb Rubin, é fruto de uma pesquisa profunda, que durou um ano e meio. Durante esse tempo, o autor folheou as páginas dos quatro jornais da época no Rio Grande do Sul: Correio do Povo, Folha da Manhã, Folha da Tarde e Zero Hora. Além disso, pesquisou em livros, revistas, e sites e blogs, todos eles citados no livro.

Para retratar o clima tenso, complexo e turbulento daquele campeonato, o autor reproduz os textos e opiniões dos mais conhecidos jornalistas esportivos da época, bem como as manifestações de jogadores, dirigentes e treinadores, e relata, com riqueza de detalhes, os acontecimentos que transformaram aquele campeonato num certame histórico e memorável para a torcida tricolor.

 

O jornalista Léo Gerchmann, no prefácio, reitera a importância do registro. “Daniel traz, neste livro, o resgate de momentos muito intensos e inesquecíveis para qualquer gremista”, exalta.

Segundo o autor, a intenção do relato é transportar o leitor para o ambiente daquela época. “É fazer com que quem viveu aquela epopeia possa revivê-la, e quem não viveu, possa conhecê-la. (…) Os heróis de 77 são, de certa forma, os pais-fundadores do mito da imortalidade tricolor, aquela ideia segundo a qual há uma força mística que torna o Grêmio capaz de façanhas que aos demais clubes seriam impossíveis, e da qual o maior exemplo é a Batalha dos Aflitos”, ressalta.

O lançamento é nesta segunda (25), a partir das 18h30min, na Hamburgueria 1903 do Shopping Praia de Belas, quando a conquista histórica completa quatro décadas.

Daniel Sperb Rubin, de 52 anos, é Procurador de Justiça e na tarde do dia 25 de setembro de 1977 estava no estádio Olímpico, sentado atrás da goleira onde André Catimba fez o gol do título.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Prestes a se casar, Ana Beatriz Barros se veste de noiva em desfile em Paris
Ospa traz a Porto Alegre o maestro Stefan Lano
https://www.osul.com.br/a-historia-do-maior-campeonato-gaucho-de-todos-os-tempos-ganha-registro-em-livro/ A história do maior campeonato gaúcho de todos os tempos ganha registro em livro 2017-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar