Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A inadimplência nos condomínios de Porto Alegre cresceu mais de 10% nos últimos 12 meses

Compartilhe esta notícia:

A data de vencimento da primeira parcela é 31 de março, com incidência de multa de mora de 2% e juros de 1% ao mês. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

A inadimplência nos condomínios de Porto Alegre cresceu 10,73% nos últimos 12 meses, atingindo a marca de 15,27%, de acordo com dados divulgados pela RedeSíndicos. Conforme o diretor do portal www.redesindicos.com.br, Ricardo Lima, o aumento desse indicador reflete a crise econômica.

“Mas há alternativas para que os condomínios possam administrar esse cenário, entre as quais uma gestão mais aprimorada de fornecedores e alternativas jurídicas capazes de minimizar o impacto dessa inadimplência”, afirmou. A RedeSíndicos localiza as cotações com os melhores preços de serviços e produtos para condomínios e moradores.

Marquises e sacadas

Síndicos e proprietários de prédios que possuem marquises e sacadas projetadas sobre logradouro público em Porto Alegre devem protocolar, até o dia 19 de julho, na sede do Escritório de Licenciamento (na rua Siqueira Campos, 805), o laudo de estabilidade estrutural, dirigido à Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade), conforme a Lei Municipal nº 6.323/88 e o Decreto nº 9.425/89.

De acordo com a coordenadora de Manutenção Predial da Smams, engenheira Eliana Bridi, a apresentação do laudo é uma obrigação legal que deve ser atendida a cada três anos por todos os proprietários. “Esta é uma forma preventiva de manutenção das estruturas e que pode evitar a ocorrência de acidentes futuros”, disse. O edital de notificação para síndicos e proprietários foi publicado na edição do Diário Oficial de 20 de abril.

O prazo para o atendimento desse edital é de 90 dias a contar da data da sua publicação. O proprietário que não apresentar o laudo durante esse período estará sujeito a uma multa de R$ 2.002,75. O tempo para possíveis recursos é de 30 dias.

Para atender à determinação, o responsável pelo imóvel deve contratar um engenheiro ou arquiteto para realizar a vistoria e emitir o parecer técnico. O formulário de laudo deve ser entregue em três vias, junto a uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) e um requerimento para análise. A taxa para avaliação do laudo é de R$ 30,77.

O formulário padrão do laudo e instruções podem ser obtidos no site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?p_secao=320. Mais informações por meio do telefone (51) 3289-8827 ou na avenida Borges de Medeiros, 2244.

IPTU

A prefeitura de Porto Alegre lançou no mês passado uma ferramenta para que o cidadão possa simular o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), conforme o Projeto de Lei de Atualização da Planta Genérica de Valores, que tramita na Câmara Municipal.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Fazenda e pela Procempa, o simulador faz o cálculo do IPTU a ser pago em 2019, se o projeto for aprovado sem modificações pelos vereadores. A ferramenta está disponível no site Simulador do IPTU e também pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Porto Alegre.

Para fazer a simulação de como ficará o seu IPTU, o contribuinte deverá informar o CPF ou CNPJ, se for imóvel comercial, números do endereço e da inscrição do imóvel, que constam na guia do IPTU ou no site da Secretaria Municipal da Fazenda. No site do simulador, também estão disponíveis informações sobre como é calculado o valor do imóvel, na aba “Entenda o Cálculo”, e também respostas a dúvidas frequentes, na aba “Perguntas e Respostas”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dois detentos morrem durante rebelião no presídio de Sarandi, no Norte do Estado
Um criminoso que dirigia um carro roubado foi preso após fugir de uma blitz e atirar contra policiais na BR-101, no litoral gaúcho
https://www.osul.com.br/a-inadimplencia-nos-condominios-de-porto-alegre-cresceu-mais-de-10-nos-ultimos-12-meses/ A inadimplência nos condomínios de Porto Alegre cresceu mais de 10% nos últimos 12 meses 2018-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar