Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A inflação para o consumidor aumentou em Porto Alegre e em outras seis capitais pesquisadas

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas. (Foto: Divulgação)

O IPC-S (Índice de Preço ao Consumidor – Semanal) registrou variação de 0,29%, 0,19 ponto percentual acima da taxa divulgada na última apuração. Todas as sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (03) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Porto Alegre 

Em Porto Alegre, O IPC-S  registrou variação de 0,25%, na apuração realizada na quarta semana de dezembro de 2018. O resultado foi 0,05 ponto percentual superior ao divulgado na terceira semana de dezembro, que foi de 0,20%.

Nesta edição, seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Vestuário e Habitação, cujas taxas passaram de 0,59% para 1,08%, e de 0,60% para 0,85%, respectivamente.

A análise deste resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Vestuário; 1,08%, Habitação; 0,85%, Educação, Leitura e Recreação; 0,85% e Saúde e Cuidados Pessoais; 0,36%.

Mostra também que se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Despesas Diversas; 0,19%, Comunicação; -0,02%, Alimentação; -0,03% e Transportes; -0,85%.

O núcleo do IPC-S/Porto Alegre registrou variação de 0,41%. Em relação a novembro, quando a taxa ficou em 0,29%, o núcleo avançou 0,12. No ano, o indicador apresentou variação de 5,04%. Para o cálculo do núcleo foram excluídos os itens com variações inferiores a 0,05% e superiores a 0,78%.

As outras capitais que tiveram aumento foram Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Empresarial

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) da FGV subiu 1,0 ponto em dezembro, para 95,9 pontos, o maior nível desde março de 2014 (97,8 pontos). Na métrica de média móveis trimestrais, o índice avançou 1,9 ponto.

“Após a terceira alta consecutiva, a confiança empresarial se aproxima de níveis que retratam uma situação de normalidade. Uma segunda boa notícia do mês foi o fato de que o índice que mede a percepção sobre o momento atual (ISA) avançou mais que o IE [índice de expectativas] pela primeira vez desde julho de 2018. Apesar disso, a distância ainda superior a 15 pontos entre ISA e IE no Comércio e na Construção sugere que os ganhos recentes da confiança devem ser explicados por uma efetiva melhora gradual do ambiente econômico”, afirmou Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE.

O Índice de Confiança Empresarial consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O Índice de Situação Atual, subiu 1,1 ponto, para 91,2 pontos, maior valor desde junho de 2014 (92,8 pontos). O IE-E (Índice de Expectativas), avançou 0,2 ponto, para 101,0 pontos. É segundo mês consecutivo em que o IE-E ultrapassa o nível de 100 pontos.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Defesa de João de Deus afirmou que o médium ficou com as “vistas escurecidas” e levou um tombo na cela antes de ser levado ao hospital
O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo vai atrair 7 bilhões de reais com concessões de infraestrutura
https://www.osul.com.br/a-inflacao-para-o-consumidor-aumentou-em-porto-alegre-e-em-outras-seis-capitais-pesquisadas/ A inflação para o consumidor aumentou em Porto Alegre e em outras seis capitais pesquisadas 2019-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar