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Brasil A Justiça de São Paulo proibiu o McDonald’s de fazer festas em escolas

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É a empresa ocidental mais recente a interromper todas as operações no país após a invasão da Ucrânia. (Foto: Reprodução)

A Justiça de SP reconheceu uma ação protocolada em 2016 pela Defensoria Pública conta o McDonald’s e proibiu a empresa de realizar publicidade infantil em escolas e creches de SP por meio do evento intitulado “Show do Ronald McDonald”. A informação é de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a sentença, a atividade “dirige a criança para o consumo sem permitir que ela o faça conscientemente”. A rede terá que pagar multa de R$ 100 mil por episódio.

O McDonald’s diz que os shows são realizados após convite das escolas e que os temas “são relacionados a educação, meio ambiente, ciência, cultura e prática de esportes e não promovem, de nenhuma forma, os alimentos ou produtos vendidos nos restaurantes”.

McLanche Feliz mudou

O McDonald’s mudou recentemente a composição dos combos McLanche Feliz, destinados ao público infantil. O cheeseburger deixa de fazer parte do cardápio e em seu lugar a rede passa a oferecer o mini tasty. O consumidor não terá mais a opção de montar o combo com mcfritas pequena — poderá escolher apenas a versão kids.

As mudanças têm o objetivo de cortar em 47% as calorias do McLanche Feliz. Agora, os combos terão até 600 calorias, quantidade equivalente a menos de um terço da recomendação de ingestão diária para crianças de 6 a 10 anos. A substituição dos itens também vai reduzir a composição de sódio em 650 mg.

Segundo o McDonald’s, as alterações estão em linha com o compromisso global firmado em 2013 e repactuado neste ano com a Alliance for Healthier Generation que tem o objetivo de ajudar famílias a fazerem melhores escolhas nutricionais.

O acordo envolve cinco metas específicas para o McLanche Feliz: oferecer refeições nutritivas; simplificar os ingredientes, retirando corantes, conservantes e sabores artificiais; ser transparente nas informações nutricionais; vender com responsabilidade; marketing responsável.

“Queremos que os pais não se sintam culpados por satisfazer a vontade dos pequenos por uma comida mais descontraída. Cada vez mais buscaremos maneiras de tornar nossos alimentos mais ricos em nutrientes, sem perder o sabor”, afirma João Branco, Diretor de Marketing do McDonald’s Brasil.

Entre as novas opções de escolha de bebida haverá sucos 100% da fruta. Para a sobremesa, foi incluído o purê de maçã 100% natural. Permanecem no cardápio o hambúrguer, os nuggets, as fritas kids, tomatinhos, água mineral e o Danoninho.

As mudanças ocorrem em meio à crescente preocupação com o aumento da obesidade infantil. Estimativa da Organização Mundial da Saúde indica que 41 milhões de crianças abaixo de 5 anos estão acima do peso no mundo.

Para o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, outro problema que atinge redes de fast food que vendem lanches associados a brinquedos — caso do McLanche Feliz — é o estímulo ao consumismo, já que as crianças querem colecionar os brindes, fazendo com que os pais comprem mais de um lanche para formar a coleção.

A rede, entretanto, não tem planos de suspender a oferta de brindes associadas ao McLanche Feliz.

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https://www.osul.com.br/a-justica-de-sao-paulo-proibiu-o-mcdonalds-de-fazer-festas-em-escolas/ A Justiça de São Paulo proibiu o McDonald’s de fazer festas em escolas 2018-11-12
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