Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas A LAVA JATO NÃO DESCOBRIU A PÓLVORA

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Que sempre existiu caixa-dois de campanha, que os empresários sempre “molharam” as mãos de candidatos e pingaram uma mini, média ou mega grana para o caixa dos partidos, não é novidade, a Lava Jato não descobriu a pólvora. Resta definir sem emocionalismos patéticos a partir de quando essa prática “normal” passou a ser crime, e se a lei retroage.

Definido isso, papo reto passaremos a viver um novo tempo? Eis a questão. Tenho falado com alguns políticos e de todos ouço que o novo modus operandi – apenas pessoas físicas e valor máximo de doação –  vai facilitar ainda mais a prática do chamado caixa dois com a pulverização de ‘doadores’. Na expressão de mercado num primeiro momento isso significaria quem possui a maior rede de amigos. Mas, e são muitos os mas…já que sabemos o que não é mais permitido o sistema vai criar mecanismos de violar a Lei?

“Hecha la ley, hecha la trampa” é um ditado espanhol que significa que uma vez editada uma lei, já se começam a encontrar os meios para ludibriá-la. Vivemos momentos mais ou menos assim. O que não falta é lei. Lei para proteger os trabalhadores, lei contra a usura, de responsabilidade fiscal para os cargos executivos, lei do inquilinato, do consumidor, contra o racismo, lei de cotas…enfim, uma infinidade de regras que poderiam fazer a vida do cidadão brasileiro uma maravilha. No entanto o que se vê é desrespeito em todos estes níveis e um total desencontro entre os poderes que viabiliza sempre a impunidade dos ricos.

Em evento publico Luiz Inácio Lula da Silva afirmou: “Será a primeira eleição sem financiamento privado de campanha. Eu estou convencido que é um momento histórico para nós, que vamos reaprender a valorizar o trabalho de base. Eu acho que vai ser uma campanha que vai exigir mais organização, mais militância, mais dedicação, mais coração. Vai ter menos dinheiro, mas terá mais feijoada e mais caminhada”, disse Lula ao final do evento. Só que tem um pequeno dado a ser considerado. As comunidades não são mais as mesmas de vinte anos, hoje somos reféns do crime. As gangs estão no comando. Caminhar nas avenidas ruas e becos já não é mais possível. E, daí? Como farão para “juntar” povo?

Parece que finalmente vamos saber de quem era o avião que vitimou Eduardo Campos! De acordo com Folhapress Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) uma operação para combater um esquema de lavagem de dinheiro em Pernambuco e Goiás que teria movimentado cerca de R$ 600 milhões nos últimos seis anos. Entre os alvos da ação estão os donos do avião que caiu com o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, durante a campanha presidencial de 2014.

A investigação começou depois que a PF descobriu operações suspeitas nas contas de empresas na compra dessa aeronave, um Cessna Citation. “A PF constatou que essas empresas eram de fachada, constituídas em nome de “laranjas”, e que realizavam diversas transações entre si e com outras empresas fantasmas, inclusive com algumas empresas investigadas no bojo da Operação Lava Jato”, informou a Polícia Federal. Com informações da Folhapress. Mistério com os dias contados?

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Presidente e médico
Eliseu Padilha: “Prazo da Lava-Jato é assunto para o Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal”
https://www.osul.com.br/a-lava-jato-nao-descobriu-a-polvora/ A LAVA JATO NÃO DESCOBRIU A PÓLVORA 2016-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar