Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência A Nasa descobriu como é o fenômeno que afeta os aparelhos de GPS no nosso planeta

Compartilhe esta notícia:

Ilustração mostra corrente elétrica (parte brilhante) em campo magnético. Campo terrestre transforma vento solar em rajadas de elétrons. (Foto: Reprodução)

Uma missão da Nasa, a agência espacial norte-americana, descobriu um processo importante que explica o destino da energia de campos magnéticos que envolvem a Terra. A energia é transferida para partículas, criando jatos de elétrons. Os achados foram publicados na revista científica “Nature” desta quarta-feira (9).

Os campos magnéticos ao redor da Terra protegem o planeta do vento solar, corrente de partículas carregadas (prótons e elétrons) que vem do Sol. Essas correntes, também chamadas de plasma, eram transferidas para algum lugar mas cientistas não sabiam exatamente como.

Períodos intensos de vento solar também causam ‘tempestades magnéticas’ na Terra que perturbam satélites de GPS e de comunicações terrestres. Por isso, a contribuição do fenômeno é tão importante e deve ser estudada, dizem pesquisadores.

Reconexão magnética

O que a missão da Nasa demonstrou é que o campo magnético da Terra utiliza um fenômeno conhecido como “reconexão magnética” para transferir essa energia.

Nessa reconexão, a energia do campo é comumente transferida para íons; no campo magnético terrestre, no entanto, essa energia é transferida para elétrons. Foi a primeira vez que a reconexão magnética foi observada em escalas tão pequenas (a de elétrons), dizem os cientistas.

O fato foi descrito pela Missão Magnetospheric Multiscale, grupo da agência espacial americana que estuda campos magnéticos.

Essas turbulências ocasionadas pelo vento solar não são bem compreendidos na física, apesar de desempenhar um papel fundamental em ambientes e no universo, afirmam pesquisadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Após inventar assalto no Rio, Ryan Lochte perde os seus quatro patrocinadores
Dois motoristas do Uber foram mortos a tiros no Rio
https://www.osul.com.br/a-nasa-descobriu-como-e-o-fenomeno-que-afeta-os-aparelhos-de-gps-no-nosso-planeta/ A Nasa descobriu como é o fenômeno que afeta os aparelhos de GPS no nosso planeta 2018-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar