Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Nasa divulga fotos de asteroide que passará perto da Terra

Compartilhe esta notícia:

Bennu 101955 é um dos corpos celestes próximos do nosso planeta. (Foto: Nasa/Divulgação)

Uma sonda da Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) registrou novas imagens do asteroide 101955 Bennu, que está listado entre os corpos celestes que passarão perto da Terra. A sonda da missão Osiris-Rex coletará amostras do asteroide para fins de estudo.

O chefe do departamento de Astronomia da USP (Universidade de São Paulo) Amaury Almeida explica que os asteroides ao nosso alcance são fonte importante de informação sobre a formação do Sistema Solar. “É a chance de analisar em laboratório um material que teve praticamente o mínimo de alteração em 4,6 bilhões de anos.”

O asteroide tem diâmetro estimado em 490 metros, cerca de 50 metros a mais do que o Empire State Building. Apesar disso, é considerado um asteroide pequeno. Ele pode vir a colidir com a Terra nos anos finais do século 22, porém há apenas 0,037% de chance de isso acontecer.

A sonda da missão Osiris-Rex foi lançada em 2016. Em dezembro de 2018, a Nasa anunciou que ela finalmente havia chegado ao asteroide, após viagem de mais de 130 milhões de quilômetros da Terra. Segundo Almeida, o longo tempo da missão se deve ao fato de os meteoros estarem a milhões de quilômetros de nosso planeta.

Além disso, uma vez que alcança o asteroide, a sonda precisa fazer uma série de manobras orbitais, isto é, para ficar na órbita do corpo celeste e poder fazer novos estudos que preparem a missão de pouso e coleta das amostras. No caso da Osiris-Rex, foram necessárias quatro manobras ao longo de quase 45 dias.

Desde que a Osiris-Rex chegou a Bennu, descobriu-se que ele não é como os cientistas haviam previsto. Sua superfície possui uma grande quantidade de rochas, o que exige novos estudos para o pouso da sonda. “Seu terreno rugoso não estava em nossas previsões”, disse Dante Lauretta, principal pesquisador da Osiris-Rex na Universidade do Arizona, ao site da missão espacial. “Bennu está sempre nos surpreendendo, e nossa empolgação com a missão só aumenta.”

Tremor

A sonda robótica InSight, da Nasa, detectou e mediu o que cientistas acreditam ter se tratado de um terremoto em Marte, na primeira vez em que um provável tremor sismológico é registrado em um outro planeta, informou o JPL (Laboratório Jet Propulsion) na terça-feira (23).

O avanço acontece cinco meses após o InSight, primeiro veículo espacial elaborado para estudar o interior profundo de um mundo distante, pousou na superfície de Marte para começar sua missão sismológica de dois anos no planeta vermelho.

O leve tremor classificado por cientistas do JPL como um provável terremoto foi registrado no dia 6 de abril, no 128º dia marciano, ou sol, da sonda.

Cientistas ainda estão examinando os dados para determinar conclusivamente a causa do sinal, mas o tremor parece ter se originado de dentro do planeta, e não ter sido causado por forças externas, como o vento, afirmou o laboratório.

“Estávamos coletando ruído de fundo até agora, mas esse primeiro evento dá início oficialmente a um novo campo: a sismologia marciana”, disse o principal pesquisador da InSight, Bruce Banerdt.

O tremor foi tão leve que um terremoto da mesma magnitude no Sul da Califórnia passaria praticamente despercebido entre as dezenas de pequenos sinais sismológicos que ocorrem na região todos os dias, segundo o laboratório.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Entenda o fim do horário de verão em cinco pontos
Dentista acusado de matar gerente de banco no Vale do Taquari volta à prisão
https://www.osul.com.br/a-nasa-divulgou-fotos-do-asteroide-que-passara-perto-da-terra/ Nasa divulga fotos de asteroide que passará perto da Terra 2019-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar