Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd A novela do Cais não tem fim

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O governo do Estado notificou a Cais Mauá do Brasil S.A, que assinou contrato de arrendamento a 5 de dezembro de 2017, por descumprimento de cláusula que obriga o zelo pelo complexo. O prazo para resposta vai se esgotar na terça-feira. Se a empresa não tiver condições de atender exigências contidas em relatório de oito páginas, tudo voltará à estaca zero.

De gestão em gestão

Na campanha eleitoral à Prefeitura de Porto Alegre, em 1988, todos os candidatos assinaram um documento assumindo o compromisso de dar prioridade à revitalização do Cais Mauá. Ao longo de anos, vários contratos foram assinados por interessados na privatização que desistiram. São sempre citados os exemplos, entre muitos outros, de Buenos Aires e de São Francisco da Califórnia, que transformaram com êxito áreas portuárias já sem utilização em pontos de atração turística e cultural. Só em Porto Alegre não anda.

Trânsito é livre

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, irá à Câmara terça-feira para participar de reunião fechada com os deputados do grupo de trabalho responsável pela análise do pacote anticrime, enviado pelo governo. Nada impedirá que o deputado Zeca Dirceu, o Provocador, faça uma aparição para dissolver o encontro.

A favor

Pesquisa nacional do Instituto Data Senado mostra que a maioria dos brasileiros conhece e aprova os projetos de lei que integram o pacote anticrime.

Impulso

A Junta Comercial tem 5 mil processos à espera de liberação. Será o desafio do novo presidente Flavio Koch, que terá como vice Sauro Henrique Souza Martinelli e Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves na Secretaria-Geral. A promessa é esvaziar mesas e armários em 40 dias.

Para economizar

O aluguel da área que a Junta Comercial utiliza hoje, no edifício da Associação Comercial de Porto Alegre, é de 80 mil reais por mês. As atividades serão transferidas para um prédio do governo, na esquina da Borges de Medeiros com Andrade Neves.

Vai desembarcar

Três meses e uma semana após assumir o Ministério da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez ainda não apresentou um plano de trabalho. Até agora, acumulou equívocos, nomeou e demitiu subordinados, transformando sua área em um carrossel. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro apontou o caminho de Rodríguez: a porta da rua. Que seja substituído por alguém com mais experiência e menos vacilações, numa área de tanta responsabilidade e repercussão.

Embate

Inconformado com a exclusão de Mauro Sparta, do PP, à diretoria do Grupo Hospitalar Conceição, o senador Luis Carlos Heinze passou a tarde de ontem tentando reverter a escolha de Francisco Paz, indicado pelo MDB.

Grande interesse

Entusiasmados, empresários gaúchos retornaram ontem do Rio de Janeiro onde se realizou a LAAD 2019, a maior feira da defesa e da segurança da América Latina. Houve a apresentação das mais modernas armas do mundo. Querem trazer evento semelhante a Porto Alegre.

Surge a dúvida

Há duas hipóteses sobre o depoimento do ex-governador Sérgio Cabral, condenado a 200 anos, sobre o esquemão de propinas: 1ª) são verdadeiras e não sobrará pedra sobre pedra no Rio de Janeiro; 2ª) revela-se ao mundo literário um grande ficcionista.

Iria funcionar muito

Está na hora de abrir bolsas de valores em municípios, estados e União para calcular o custo de erros políticos. Com visores mostrando resultados em locais públicos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Xô, confusão
Aceitar-se é fundamental
https://www.osul.com.br/a-novela-do-cais-nao-tem-fim/ A novela do Cais não tem fim 2019-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar