Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul A Ospa apresenta um concerto em homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura

Compartilhe esta notícia:

Orquestra apresenta obras latino-americanas. (Foto: Maí Yandara)

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) celebra os 50 anos do Conselho Estadual de Cultura com um concerto especial na sua recentemente inaugurada Casa da Música. Nesta sexta-feira, (4), às 20h30min, a orquestra apresenta obras latino-americanas sob a batuta de seu maestro e diretor artístico, Evandro Matté. Os solistas são dois gaúchos muito elogiados em suas recentes participações nas temporadas da Ospa: a soprano Raquel Fortes e o acordeonista Samuca do Acordeon. Os bailarinos de tango Marlise Nedel Machado e Maurício Miranda, além da Escola de Samba Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo, completam o time de artistas convidados do evento. A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Centro).

As senhas de entrada serão distribuídas na própria sexta-feira, na bilheteria do local, a partir das 14h (cada pessoa pode retirar duas senhas).

“Esta homenagem é o reconhecimento da maior instituição cultural do Rio Grande do Sul para um conselho de Estado que tem trabalhado para que as políticas culturais desse Estado alcancem a grandeza da sua orquestra”, comenta o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves.

O maestro Evandro Matté fala sobre o que o público pode esperar do programa: “Para esta ocasião festiva, fizemos uma fina seleção de obras do repertório sinfônico latino-americano, repleta de elementos rítmicos do folclore e de referências à música popular”.

O repertório começa com a “Suite Vila Rica” de Camargo Guarnieri, feita a partir da trilha sonora que o compositor elaborou em 1957 para o filme Rebelião em Vila Rica. Do autor, a Ospa também apresenta “Danças Brasileiras nº 1”.

Uma das promessas da música lírica gaúcha, a soprano Raquel Fortes dá vida à interpretação das “Bachianas Brasileiras nº 5” de Heitor Villa-Lobos. Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do Estado, faz os solos do primeiro movimento do “Concerto para Acordeon” do gaúcho Radamés Gnatalli. Na sequência, o público apreciará as “Danças Gaúchas” com arranjo do maestro Alfred Hulsberg.

O famoso “Libertango” de Astor Piazzolla ganhará brilho com os bailarinos Marlise Nedel Machado e Maurício Miranda, que preparam uma coreografia inspirada no ritmo portenho.

Ainda no ritmo de dança, mas com o espírito da música africana, a Ospa toca o “Batuque”, parte da suíte “Reisado do Pastoreio” de Lorenzo Fernández. A “Suíte Chimango nº 1”, com excertos da opereta “Chimango” de Arthur Barbosa, encaminha o programa para o seu final. O encerramento será em ritmo de samba, com “Só Sambas” de Cyro Pereira sendo apresentada pela orquestra e pela Escola de Samba Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo.

Saiba mais sobre os músicos

Evandro Matté (regente): diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da Unisinos. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Raquel Fortes (soprano): bacharel em Canto Lírico pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do Estado. Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite.

Samuca do Acordeon (acordeonista): um dos mais notórios músicos da nova geração de instrumentistas do Rio Grande do Sul, Samuca se dedica ao repertório de tango, milonga, chamamé, baião, bossa-nova, samba e choro. Já colaborou com artistas como Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Rui Biriva, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Gilberto Gil, Ângela Maria e Beth Carvalho. Em 2012, participou de diversos festivais de folclore na Europa, nos quais lançou o seu primeiro DVD solo, chamado “Fala Agora”.

Serviço

Concerto da Ospa em homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura – Série Pablo Komlós
Quando: sexta-feira (4), às 20h30min
Onde: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Avenida Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

No Rio, turistas suecos pararam para tirar fotos e foram levados por traficantes para a favela
Juiz Sérgio Moro defende pacote anticorrupção e é criticado por petistas na Câmara
https://www.osul.com.br/a-ospa-apresenta-um-concerto-em-homenagem-aos-50-anos-do-conselho-estadual-de-cultura/ A Ospa apresenta um concerto em homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura 2018-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar