Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Petrobras confirma que colocou à venda 60% de sua refinaria em Canoas

Compartilhe esta notícia:

Segundo o documento divulgado pela estatal, a subsidiária do Nordeste compreenderá as refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e Abreu e Lima. (Foto: Reprodução)

A Petrobras anunciou nessa sexta-feira  a abertura do processo para vender participação em ativos de refino e logística no Nordeste e no Sul do País, segundo comunicado da companhia ao mercado.

“O modelo prevê a criação de duas subsidiárias, uma reunindo ativos da região Nordeste e a outra reunindo ativos da região Sul. A Petrobras pretende vender 60% de sua participação acionária em cada uma dessas novas sociedades”, informou.

As parcerias incluiriam venda de participação nas refinarias Abreu e Lima e Landulpho Alves, no Nordeste, e Alberto Pasqualini e Presidente Getúlio Vargas, no Sul. A petroleira disse que iniciou a etapa de divulgação dessas duas oportunidades de desinvestimento, com um modelo que prevê a criação de duas subsidiárias para reunir os ativos que serão vendidos nessas regiões – que incluem refinarias, dutos e terminais integrados e terminais aquaviários.

Na semana passada, a Petrobras já tinha anunciado que estava avaliando reduzir a sua participação no mercado de refino de petróleo, mediante parcerias e venda do controle de 4 refinarias dos blocos regionais do Nordeste e Sul do Brasil, mantendo a operação da estatal no Sudeste, onde está a maioria das unidades de refino da companhia.

Segundo o documento divulgado pela estatal, a subsidiária do Nordeste compreenderá as refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 2 terminais aquaviários (Madre de Deus e Suape) e 3 terminais terrestres (Candeias, Itabuna e Jequié), 2 dutos de suprimento de petróleo, 1 poliduto e 35 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Já a subsidiária do Sul compreenderá as refinarias Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 4 terminais aquaviários (Paranaguá, São Francisco do Sul, Tramandaí, Niterói) e 3 terminais terrestres (Guaramirim, Itajaí e Biguaçu), 2 dutos de suprimento de petróleo, 2 polidutos e 4 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Segundo a Petrobras, a proposta para a área de refino está alinhada com a sua política de desinvestimentos, em curso com o objetivo de reduzir o endividamento da empresa. Além disso, justifica que a parceria em refino é necessária diante da crescente demanda interna pelo consumo de derivados de petróleo, o que demandaria altos investimentos. A meta no plano de negócios da Petrobras é conseguir vender US$ 21 bilhões em ativos no biênio de 2017 e 2018.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O governo gaúcho vendeu em leilão um lote de ações ordinárias do Banrisul
O Conselho de Eletrobras aprovou condições de acordo sobre a dívida com a Petrobras
https://www.osul.com.br/a-petrobras-colocou-a-venda-60-de-operacoes-de-refino-no-sul-e-no-nordeste-do-pais/ A Petrobras confirma que colocou à venda 60% de sua refinaria em Canoas 2018-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar