Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Petrobras vai demitir mais de 500 pessoas na área de comunicação

Compartilhe esta notícia:

Plano da Petrobras prevê redução do número de gerências e otimização de recursos. (Foto: Daniel Scelza/Folha Imagem)

A Petrobras decidiu fazer uma reestruturação também na sua área de comunicação. A estatal informou que iniciará em novembro um programa que prevê a demissão de 511 pessoas, entre funcionários e terceirizados, nos próximos 6 meses.

A área de comunicação da estatal é responsável por atendimento à imprensa, comunicação interna, patrocínios, contratos de publicidade, entre outras atividades.

O efetivo total da área de comunicação reúne atualmente mais 1 mil profissionais. A Petrobras não comunicou o número atual, mas disse que em junho, entre concursados e terceirizados, eram 1.146 pessoas.

A Petrobras disse que a reestruturação teve como premissa a centralização das atividades, melhoria dos processos e otimização de recursos, e é parte de uma revisão mais ampla do modelo de gestão da companhia.

A empresa não informou a economia pretendida com a medida, mas afirmou que serão reduzidos em 30% os gastos referentes ao corpo gerencial, com gerências que deixarão de existir ou que mudarão de status. O número de gerências de primeira linha passará de 37 para seis. Já o número de gerências setoriais cairá de 24 para 22.

Endividamento e cortes

A companhia passa por um processo de ajuste do seu plano de negócios e revisão do modelo de gestão. A estatal está no centro das investigações da Operação Lava-Jato e enfrenta um alto grau de endividamento.

A Petrobras anunciou no dia 5 que reduzirá em 11 bilhões de dólares a previsão de investimentos para 2015 e 2016, e em 7 bilhões de dólares os gastos operacionais previstos para o período, devido aos novos patamares do preço do petróleo e da taxa de câmbio. Os investimentos previstos foram reduzidos para 25 bilhões de dólares este ano, ante previsão de  28 bilhões de dólares, e para 19 bilhões de dólares em 2016, ante projeção anterior de 27 bilhões de dólares.

No segundo trimestre deste ano, a Petrobras registrou lucro líquido de 531 milhões de reais, resultado quase 90% menor que no mesmo período do ano passado, quando lucrou 4,95 bilhões de reais. Nos 3 primeiros meses do ano, a estatal obteve lucro de 5,33 bilhões de reais, após ter fechado 2014 com um prejuízo de 21,58 bilhões de reais. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um míssil da Coreia do Norte passou perto de um avião de passageiros da companhia aérea Cathay Pacific
Dilma celebra vitória no Supremo, mas quer manter “portas abertas” com Cunha
https://www.osul.com.br/a-petrobras-vai-demitir-mais-de-500-pessoas-na-area-de-comunicacao/ A Petrobras vai demitir mais de 500 pessoas na área de comunicação 2015-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar