Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A polícia da Itália usará armas de choque elétrico

Compartilhe esta notícia:

A distância aconselhável para um tiro efetivo é de 3 a 7 metros. (Foto: Reprodução)

A polícia da Itália começará a usar oficialmente pistolas de choque elétrico, que bloqueia por alguns segundos os movimentos dos atingidos, a partir de junho, informou neste domingo (14) o vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini. A medida, promovida pelo líder do partido ultranacionalista Liga, é uma maneira de tentar reduzir a letalidade de ações policiais caso os agentes se encontrem em situações de resistência.

Desde setembro do ano passado, os chamados “tasers” são testados em 12 cidade italianas: Milão, Nápoles, Turim, Bolonha, Florença, Palermo, Gênova, Catânia, Pádua, Caserta, Reggio Emília e Brindisi.

No entanto, assim que a medida entrar em vigor o país inteiro adotará a prática. O decreto ainda prevê que, além do spray de pimenta e a arma tradicional, o teaser faça parte do arsenal policial. A arma elétrica será confiada à Polícia de Estado, à Arma dos Carabineiros e à Guarda de Finanças.

Durante os testes, os agentes treinaram para usar um modelo de cor amarela. As diretrizes emitidas pelo Departamento de Segurança Pública definem o objeto como “uma arma pessoal”, que usa impulsos elétricos para inibir os movimentos do sujeito afetado. A distância aconselhável para um tiro efetivo é de 3 a 7 metros.

A decisão de usar o taser foi tomada depois que um jovem foi morto pela polícia ao tentar agredir um agente. O equipamento também será usado pelo Vaticano na segurança do papa Francisco.

Segurança do papa

No início do ano, o papa exortou os agentes de segurança pública que trabalham no Vaticano a “perseverar e procurar o melhor no estilo de trabalho de vocês, esforçando-se para acolher todos com muita paciência e compreensão, sobretudo naqueles momentos em que se sobressaem o cansaço ou o peso de situações desagradáveis”.

Ele recebeu os funcionários do Inspetorado de Segurança Pública do Vaticano e renovou a sua “profunda gratidão pelo louvável serviço” que oferecem diariamente à Sé Apostólica e à Cidade do Vaticano.

Francisco ressaltou aos agentes de segurança a atitude “de proximidade com as pessoas, típica de seu trabalho, que eles têm a possibilidade de testemunhar a cada dia” para os peregrinos e turistas que visitam a Basílica de São Pedro.

“É frequentemente reconhecida a competência e sensatez de vocês ao enfrentar as várias situações, inclusive aquelas mais críticas”, disse o Pontífice, que lhes agradeceu por seu “profissionalismo e generosidade”.

Além de lembrar o serviço cotidiano dia e noite na Praça de São Pedro, o papa agradeceu a disponibilidade e a “eficaz colaboração” que têm nas várias visitas pastorais às paróquias e às outras comunidades de Roma, como também às outras cidades italianas.

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“A gente queria ter chegado lá”, disse o brasileiro em missão de Israel que tentou pouso na Lua
Peritos detonam bomba da Segunda Guerra na cidade alemã de Frankfurt
https://www.osul.com.br/a-policia-da-italia-usara-armas-de-choque-eletrico/ A polícia da Itália usará armas de choque elétrico 2019-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar