Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um casal brasileiro foi preso em Israel com 50 cápsulas de cocaína dentro do corpo

Compartilhe esta notícia:

Segundo a polícia, a droga pode conter veneno para rato. (Foto: Divulgação)

A polícia de Israel informou nesta segunda-feira (02) que prendeu um casal de brasileiros que tentou entrar no país com 50 cápsulas de cocaína escondidas no corpo. “A investigação começou quando o casal chegou ao aeroporto internacional de Ben Gurion no dia 17 de junho”, afirmou a polícia no comunicado.

Os agentes suspeitaram de duas pessoas “de cerca de 40 anos” e as detiveram para submetê-las a interrogatório. À medida que o interrogatório avançava, os policiais consideraram a possibilidade de que os suspeitos levassem drogas nos seus corpos, e o casal foi levado a um hospital para ser examinado. “No hospital, foram encontradas 50 cápsulas e [dentro de todas elas] um peso total de meio quilo [de cocaína]”, detalhou a nota.

Os traficantes permanecem detidos e continuam sendo interrogados “por tentar traficar em Israel drogas perigosas e ilegais”. A embaixada do Brasil em Israel não quis comentar a prisão do casal, afirmando que mantém a confidencialidade dos cidadãos brasileiros.

A produção global de cocaína e ópio atingiu um nível recorde, aponta o Relatório Mundial sobre Drogas divulgado pelas Nações Unidas, referente ao ano de 2016. A estimativa é de que naquele ano foram produzidas 1.410 toneladas de cocaína, sendo a Colômbia a maior fornecedora, mas com países na África e na Ásia ganhando espaço no mercado. Já a produção de ópio saltou 65%, para 10.500 toneladas, sobretudo no Afeganistão, responsável por 9 mil toneladas.

Cocaína

A droga é extraída da planta Erythroxylon coca, encontrada na América do Sul e Central. Produzida em laboratório, a cocaína é uma droga sintética e também considerada psicotrópica, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Essa substância de efeitos devastadores, geralmente é consumida por aspiração, mas também pode ser injetada ou ingerida. Sendo que, dependendo da forma como é consumida, pode trazer mais ou menos riscos à saúde.

Sobre o potencial de vício da cocaína, estudos comprovam que ao começar a usar a substância, torna-se quase impossível livrar-se física e mentalmente desse pó branco. Isso acontece porque a droga cria alterações no corpo, atuando nas terminações nervosas, já na parte cerebral, cria uma euforia facilmente tolerável, exigindo assim cada vez mais um consumo maior em busca da mesma sensação. As consequências desse tipo de vício são graves, independentemente da frequência ou quantidade de uso.

À medida que viaja pela corrente sanguínea até chegar ao cérebro, a cocaína vai destruindo o corpo, afetando diretamente os órgãos. Os mais afetados são: coração (causando arritmia, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e infarto); rins (podendo levar à falência renal súbita); trato gastrointestinal (causando úlceras e perfurações estomacais e intestinais); pulmão e sistema respiratório (causando danos pulmonares permanentes e perfuração das vias respiratórias); cérebro (levando a derrame e convulsões).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sem modéstia alguma, Cristiano Ronaldo diz que não tinha dúvidas de que venceria o prêmio de melhor do mundo
O número de brasileiros em Portugal sobe após seis anos
https://www.osul.com.br/a-policia-de-israel-prendeu-um-casal-brasileiro-que-tentou-entrar-com-cocaina-no-pais/ Um casal brasileiro foi preso em Israel com 50 cápsulas de cocaína dentro do corpo 2018-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar