Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, foi nomeada advogada eleitoral de Lula, na tentativa de obter acesso diário à cela onde ele está preso

Compartilhe esta notícia:

Doação para Gleisi Hoffmann teria sido solicitada por seu marido, Paulo Bernardo, ministro do Planejamento no governo Lula. (Foto: Arquivo/Instituto Lula)

Depois de ter sido impedida pela Justiça de fazer parte da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente nacional do PT, senadora paranaense Gleisi Hoffmann, foi novamente nomeada como advogada do líder da legenda.

Agora, em vez de atuar como advogada no processo de execução da sentença de Lula na Justiça Federal do Paraná, ela passou a integrar oficialmente a equipe de defesa do ex-presidente no processo de registro de candidatura, que corre no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O objetivo é tentar ter acesso facilitado a Lula na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Curitiba (PR), onde ele completará na próxima sexta-feira cinco meses de reclusão. Como advogada, Gleisi pode visitá-lo em dias e horários variados, e não só nas tardes de quinta-feira, no horário reservado para visitas de amigos do ex-presidente.

Espera

Para isso, entretanto, a senadora aguarda uma resposta sobre o pedido (feito nessa segunda-feira) para que a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, conceda autorização e reconsidere a decisão da última quinta-feira, em que atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e impediu Gleisi de atuar como advogada de Lula no processo.

Na avaliação da magistrada, a lei impede que parlamentares atuem contra advogados em casos que envolvam sociedades de economia mista, como a Petrobras (os casos de corrupção envolvendo a estatal estão sob a alçada da Operação Lava-Jato, responsável pela condenação de Lula).

A juíza também ressalta que, no caso do triplex do Guarujá (SP), pelo qual Lula cumpre pena, o ex-presidente foi inclusive condenado a indenizar a petroleira. Gleisi protestou contra a decisão e disse que “nem a ditadura impediu advogados de visitar presos”.

Sem urgência

No pedido de reconsideração, Gleisi alega justamente que sua atuação como advogada limita-se à esfera eleitoral. No entanto, a juíza federal Gabriela Hardt, que está substituindo temporariamente Carolina Lebbos, disse não ver urgência no pedido da senadora petista.

De acordo com Gabriela, a defesa do ex-presidente sequer leu uma intimação para esclarecer “quem de fato detém poderes de representação de Luiz Inácio Lula da Silva, sendo pertinente aguardar tal manifestação”. A magistrada também concedeu um prazo de dois dias para que o MPF (Ministério Público Federal) se pronuncie sobre o pedido de Gleisi.

“Diante disto, e em especial por estar atuando em caráter provisório no feito, não vislumbro urgência no pedido de reconsideração que justifique a atuação desta magistrada para alterar a decisão da juíza natural do feito, sendo oportuno que se aguarde a manifestação da defesa cadastrada”, decidiu a juíza-substituta.

Visita

Nessa segunda-feira, Gleisi esteve na sede da PF em Curitiba nas  não visitou a carceragem, segundo a assessoria de imprensa da Vigília Lula Livre (nome dado ao acampamento montado por apoiadores do ex-presidente em frente à Superintendência da corporação.

Um dos visitantes de Lula hoje foi Fernando Haddad, vice na chapa presidencial petista e que deve ser formalizado como candidato a presidente com o indeferimento da candidatura de Lula. O ex-prefeito paulistano já consta como advogado dele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Grupo JBS/Friboi é o segundo maior devedor de INSS no Brasil, perdendo apenas para a Varig que seria a maior devedora
A Seleção da Arábia Saudita é criticada ao não participar da homenagem a vítimas de atentado em Londres
https://www.osul.com.br/a-presidente-nacional-do-pt-senadora-gleisi-hoffmann-foi-nomeada-advogada-eleitoral-de-lula-na-tentativa-de-obter-acesso-diario-a-cela-onde-ele-esta-preso/ A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, foi nomeada advogada eleitoral de Lula, na tentativa de obter acesso diário à cela onde ele está preso 2018-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar