Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A princesa de Dubai foi capturada ao tentar fugir de casa

Compartilhe esta notícia:

De acordo com o ex-espião francês que a ajudou, o motivo foram as frequentes torturas que Latifa sofria de seu pai. (Foto: Reprodução)

Princesas em busca da liberdade também existem fora dos roteiros de ficção. Em março, Latifa – filha do emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed Rashid al-Maktoum – embarcou no iate do ex-espião francês Jean-Pierre Jaubert numa tentativa de, segundo um vídeo publicado no YouTube por ela mesma, “reivindicar minha vida e minha liberdade”.

Mas, assim como aconteceu com a irmã Shamsa em 2000, a fuga não deu certo. Detida a 80 quilômetros da Índia, Latifa foi obrigada a voltar para casa, nos Emirados Árabes Unidos – e desde então não há notícias da princesa, como denunciou nesta semana a organização de direitos humanos Human Rights Watch.

De acordo com a HRW, a falta de informações sobre o estado da jovem de 32 anos por parte das autoridades a fez ser qualificada como vítima de “desaparecimento forçado”. Embora tenha sido relatado por fontes próximas ao governo de Dubai que Latifa estava “sã e salva com sua família”, amigos da princesa contaram  que não a veem ou conversam com ela há mais de dois meses.

“Os homens embarcaram no nosso barco, apontaram as armas para ela, forçaram-na a ficar no chão e amarraram suas mãos mãos atrás das costas”,  contou a finlandesa Tina Jauhiainen, que estava no iate no momento da captura de Latifa.

“Eles gritavam em inglês: ‘Quem é Latifa?'”. Jaubert também deu detalhes da abordagem das autoridades dos Emirados Árabes Unidos ao iate, que contou com dois aviões, cinco embarcações de guerra e um helicóptero. “Fomos sequestrados, algemados e tivemos os olhos vendados. Eu não fazia ideia de onde estávamos.”

Sobre o que o motivou a ajudar Latifa, explica: “Ela me contou que era abusada e torturada pelo pai, e este abuso, que eu já presenciei, não pode ser tolerado”.

Jaubert levaria Latifa aos Estados Unidos, onde ela pretendia pedir asilo político. De acordo com o site “Sky News”, o ex-espião francês foi contatado pela princesa após ela ter lido um livro em que Jaubert narra sua fuga dos Emirados Árabes, por conta de uma disputa financeira: “Escape from Dubai” (fuga de Dubai). De acordo com a publicação, na mirabolante escapatória o ex-agente teve de se disfarçar, vestindo-se de mulher e realizar mergulhos em profundidade. Para isso, cobriu o equipamento com uma burca, que deixava visível apenas seus olhos.

De acordo com Jaubert, sua ajuda veio por conta das acusações da princesa contra seu pai. Segundo o ex-espião, esse tipo de tortura, que ele afirma também ter sofrido, não pode ser tolerado. “As autoridades dos Emirados Árabes Unidos devem revelar imediatamente o paradeiro de Latifa, confirmar seu status e permitir seu contato com o mundo exterior”, disse a diretora da HRW no Oriente Médio, Sarah Leah Whitson. “Se ela estiver detida, precisa receber os direitos que todos os detidos devem ter, inclusive ser levada a julgamento perante um juiz independente.”

Enquanto o mistério ronda o paradeiro de Latifa, Jauhiainen e Jaubert receberam permissão das autoridades dos Emirados Árabes Unidos para retornarem a seus respectivos países. No vídeo em que anunciou sua fuga, aparentemente gravado por ela mesma, Sheikha aparece de camiseta e sem enfeites, com o cabelo preso. “Estou fazendo este vídeo porque pode ser o último”, ela diz.

Conta então que é filha do emir de Dubai e que sua mãe é argelina, e que tinha tentado fugir antes, quando nem tinha acesso à internet.

“Logo estarei partindo e não sei o que vai acontecer, mas tenho 99% de confiança de que vai funcionar. Se não funcionar, esse vídeo pode me ajudar porque o meu pai só se preocupa com sua reputação”, continua Latifa. “Meu pai é a pessoa mais malévola que jamais conheci. Ele é puro mal. Não há nada de bom nele.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Paris vai ganhar um restaurante só para nudistas
A Argentina está lidando outra vez com um fantasma econômico: o temor de escassez de moedas estrangeiras
https://www.osul.com.br/a-princesa-de-dubai-foi-capturada-ao-tentar-fugir-de-casa/ A princesa de Dubai foi capturada ao tentar fugir de casa 2018-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar