Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| A quantidade de senhas reflete a personalidade das pessoas

Compartilhe esta notícia:

Conservadores usam diversas senhas; desapegados, códigos básicos. (Crédito: Reprodução)

Senha para acessar a conta do banco. Senha para acessar o celular, o e-mail, a internet, a televisão. É senha para tudo. Esse código secreto, que tanto é necessário, pode acabar atrapalhando nosso dia a dia.

Com tantos números e grande quantidade de novas informações que chegam sistematicamente à nossa memória, a tendência é que a situação só piore. De acordo com especialistas, a organização desses códigos é um reflexo da personalidade do usuário.

Há quem possua poucas senhas. Há também quem tenha 80 delas, caso da bancária Maristela Campbell, 52 anos. Ela guarda em uma pasta todas as suas senhas, em um papel. Diz que mesmo que muitas pessoas não gostem, não se incomoda em ter tantos códigos, pois se sente mais segura.

“Todas as minhas senhas são guardadas em casa. Acredito que seja a forma mais simples e fácil”, comenta. Ela acha que os códigos são muito importantes, principalmente quando se faz transações bancárias ou cadastros para compras on-line. “Com um pouco de organização e estabelecendo métodos de escolha para as senhas, a pessoa só colhe benefícios”, comentou a bancária.

Conservadores x desapegados.

A forma como a pessoa guarda e mantém suas senhas reflete diretamente sua personalidade. É o que afirma a psicóloga Aline Gomes. Segundo ela, existem dois viés na forma de como a relação com os documentos ocorre.
“Há pessoas que fazem questão de criar senhas para tudo, mesmo que não precise. Outros utilizam códigos básicos”, comentou.

“Aqueles que colocam senhas para tudo, mesmo não precisando, são os mais conservadores, geralmente com pouca confiança ao que acontece ao seu redor. Já os outros, que utilizam apenas as senhas necessárias e mesmo assim as cadastram de forma bem básica, são mais desapegados”, explicou a especialista.

Atenção às fraudes.
Ter um monte de senhas e organizá-las corretamente pode ser uma virtude. Por outro lado, o usuário que tem diversas senhas e as espalha por todos lugares corre um sério risco de estar exposto e até ter o nome sujo por criminosos da internet.

Segundo a especialista em segurança da tecnologia da informação da Real Protect, Nadja Cunha, essa dificuldade de memorizar e armazenar as senhas pode trazer sérios problemas ao usuário: “Anotar ou guardá-las de maneira inadequada pode facilitar que elas sejam descobertas.” De posse da senha alheia, um invasor pode ler ou apagar e-mails ou arquivos, furtar lista de contatos e usá-la para envio de spam, acessar a conta bancária, fazer desvio de dinheiro e até cometer atos ilegais em nome de outra pessoa. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Thaila Ayala mostra parte dos seios em foto
Embaixador da Índia no Brasil vem ao RS conhecer o potencial econômico do Estado
https://www.osul.com.br/a-quantidade-de-senhas-reflete-a-personalidade-das-pessoas/ A quantidade de senhas reflete a personalidade das pessoas 2015-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar