Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A radiação solar sobre o couro cabeludo pode causar a perda de cabelo e até câncer de pele

Compartilhe esta notícia:

Raios ultravioleta A e B são potencialmente perigosos, sobretudo para os calvos. (Foto: Reprodução)

O couro cabeludo muitas vezes é uma área negligenciada em nosso corpo. Na maioria das vezes, só nos preocupamos com essa parte do corpo quando aparece alguma ferida, mas é preciso tomar alguns cuidados, especialmente nesse período de praia, piscina e intensa exposição ao sol.

“Trata-se de uma área mais sensível e, por esse motivo, precisamos do cabelo para protegê-la”, explica Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Quem tem pouco cabelo ou é careca precisa tomar ainda mais cuidado com o couro cabeludo, já que a região fica mais exposta às radiações ultravioleta A e B, potencialmente perigosos.

“As pessoas que tem pouco ou nenhum cabelo nessa área correm mais risco de desenvolver um câncer de pele nesta região. Então, quem é parcial ou totalmente calvo precisa proteger o couro cabeludo da mesma maneira que protege todo o resto do corpo”, recomenda o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, especializado em transplante capilar.

E mesmo quem tem cabelo deve se preocupar em proteger o couro cabeludo. Caso contrário, pode acelerar processo de queda de cabelo: “A alopecia senescente é a perda de cabelo que acontece com o passar dos anos e uma das causas que adiantar este problema é a exposição ao sol”.

Para evitar queimaduras e desenvolvimento de feridas e outras doenças, é preciso tomar alguns cuidados com o couro cabeludo antes e depois de ir à praia ou piscina. É comum, por exemplo, a região ficar avermelhada quando a pessoa se expõe aos raios solares sem proteger a cabeça. Caso a queimadura apresente uma ardência que incomode demais o paciente, é preciso procurar ajuda médica para solucionar o problema.

Como evitar queimaduras

Protetor solar – Do mesmo jeito que o protetor solar deve ser usado no corpo, ele deve ser passado no couro cabeludo. Os carecas devem passar em toda a região, enquanto quem tem cabelo deve proteger as áreas que ficam expostas. O protetor deve ter, pelo menos, 50 de FPS (Fator de Proteção Solar).

Bloqueio físico – Recomenda-se usar bonés e chapéus para proteger a área. Não há problema se o cabelo ou a cabeça estiver molhada. Dê preferência aos acessórios que contenham proteção contra os raios ultravioletas.

Barracas – Caso você não tenha chapéu ou boné ou queira aumentar a proteção, fique debaixo da barraca na praia ou na piscina.

Lave os fios – Assim que sair da praia ou da piscina, lave os cabelos. A água salgada e o cloro da piscina agridem os fios e o couro cabeludo.

Hidrate a área – Se você perceber que a região do couro cabeludo está avermelhada, hidrate a área borrifando água termal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Funcionários da General Motors no Brasil receberam um e-mail no qual a diretoria da empresa fala sobre a possibilidade de fechar as suas operações na América do Sul
Uma médica e uma funcionária de um posto de saúde em Santa Catarina foram afastadas das suas funções após um bebê picado por aranha não ter sido atendido
https://www.osul.com.br/a-radiacao-solar-sobre-o-couro-cabeludo-pode-causar-a-perda-de-cabelo-e-ate-cancer-de-pele/ A radiação solar sobre o couro cabeludo pode causar a perda de cabelo e até câncer de pele 2019-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar