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Brasil A Receita Federal pagou o quarto lote de restituição nesta segunda-feira. Veja como receber

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A consulta às restituições foi liberada no dia 10 deste mês. (Foto: Divulgação)

A Receita Federal pagou nesta segunda-feira (17) as restituições referentes ao quarto lote do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2018, ano-base 2017. Esse lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas às restituições foram liberadas no dia 10 deste mês. Saiba como receber.

Ao todo, são pagos R$ 3,3 bilhões para 2.646.626 contribuintes. Desse valor, R$ 3,104 bilhões referem-se ao quarto lote do IRPF de 2018, que contempla 2.563.982 contribuintes. Já R$ 219 milhões referem-se aos contribuintes idosos ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além daqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.

O Fisco recebeu 29,26 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018. Desse total, de acordo com a Receita Federal, 317.920 declarações foram enviadas por meio de dispositivos móveis. No Rio Grande do Sul, foram entregues 2.084.425 declarações.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita lembrou que, além do seu site, há ainda o aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Caso o valor da restituição não seja creditado na sua conta, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Malha fina

No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 747 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2017 devido a inconsistências nas informações prestadas.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

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