Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Rússia exige a devolução de edifícios diplomáticos nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O líder russo ainda pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. (Foto: Kremlin)

A Rússia exigiu que os Estados Unidos revoguem sua decisão de fechar os edifícios diplomáticos, indicando que, do contrário, Washigton seria o único responsável pela deterioração das relações entre os dois países. “Consideramos o que aconteceu um ato hostil e uma bruta violação do direito internacional”, declarou o Ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado. “Pedimos às autoridades americanas que retifiquem e devolvam imediatamente as propriedades diplomáticas russas, caso contrário, os Estados Unidos vão carregar com inteira responsabilidade a deterioração contínua das relações” entre os dois países, afirma o documento.

No sábado, os russos tiveram que evacuar seu consulado em San Francisco e duas missões comerciais em Nova York e Washington, para permitir que os agentes federais americanos fizessem buscas para confirmar seu fechamento. Segundo o Departamento do Estado, essas “inspeções”, realizadas na presença de responsáveis russos, tinham como objetivo garantir que os diplomatas tivessem de fato deixado o local.

“Os serviços secretos americanos, com ajuda da polícia, ocupam agora dois edifícios”, critica o ministério russo no comunicado.
No sábado, a diplomacia russa disse temer que essas buscas pudessem ser “utilizadas pelos serviços especiais americanos para criar um ato de provocação contra a Rússia, com objetivos comprometedores que seriam colocados” por esses mesmos serviços nos locais.

O fechamento é resposta à drástica redução de 755 diplomatas e funcionários, russos e americanos, na Rússia, ordenada no final de julho por Vladimir Putin em reação às novas sanções econômicas aprovadas por Washington. (G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

As crianças de rua de Caracas agora brigam por latas de lixo mais cheias
O Canadá poderá adotar o sexo neutro, “X”, em documentos de identidade
https://www.osul.com.br/a-russia-exige-a-devolucao-de-edificios-diplomaticos-nos-estados-unidos/ A Rússia exige a devolução de edifícios diplomáticos nos Estados Unidos 2017-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar