Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Inscrição para castração de animais será nesta quarta-feira

A Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul lançou um edital com 3 milhões de reais para projetos

Iniciativa contempla segmentos como artes visuais, dança, teatro e cultura popular. (Foto: EBC)

Enaltecido pelo governo gaúcho como “um dos mais representativos editais da Sedac [Secretaria da Cultura] neste ano”, o FAC Movimento foi lançado pela titular da pasta, Beatriz Araújo, prevendo um total de R$ 3 milhões em recursos. O documento foi publicado na edição dessa segunda-feira do DOE (Diário Oficial do Estado).

Uma das diretrizes para garantir que os recursos disponibilizados pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) cheguem às mãos de proponentes é disponibilizar 50% das vagas para o interior do Estado. A iniciativa atende a todos os segmentos culturais, incluindo artes visuais, artesanato, circo, dança, teatro, culturas populares, tradição e folclore, patrimônio cultural, literatura, música e audiovisual.

Há vagas tanto para pessoas físicas como jurídicas. Qualquer cidadão gaúcho pode se registrar e apresentar projeto, de forma individual ou em grupo, inclusive por parte de empresas e entidades do setor. Quem ainda não tem o registro pode fazê-lo junto ao Cadastro Estadual de Produtor Cultural, procedimento considerado como credencial para atuar como proponente de projeto. O envio eletrônico pode ser feito no site do www.procultura.rs.gov.br.

A finalidade é realizar projetos relacionados a uma ou mais áreas e segmentos que movimentem a produção cultural do Estado. Este é o quarto edital lançado pelo FAC neste ano. “O FAC Movimento não limita a concepção de projetos para apenas uma ou outra finalidade. Os projetos podem trabalhar a produção, a criação autoral de bens e serviços culturais e também a circulação de atividades, de festivais, enfim, uma infinidade de projetos pode ser apresentada nesse edital”, explica o diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle.

Educação

Na última sexta-feira, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, recebeu a visita do cônsul para Diplomacia Pública dos Estados Unidos, John C. Jacobs, junto com a diretora de Programas de Língua Inglesa da Embaixada norte-americana, Jennifer Uhler, e a relações-públicas do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Marianne Scholze Behs.

Durante o encontro foram debatidas possíveis parcerias entre o governo americano e o Estado, em projetos de incentivo ao ensino da língua inglesa nas escolas gaúchas. Também esteve na pauta a formação de professores e iniciativas que buscam ampliar a capacitação dos profissionais da rede pública na área da língua inglesa.

Karam, por sua vez, detalhou aos visitantes o programa “Jovem RS – Conectado no Futuro”, iniciativa que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas, em parceria com parques tecnológicos e universidades. O programa foi lançado pelo governo do Estado na semana passada.

(Marcello Campos)