Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Fama & TV A Sociedade de Pediatria reclamou de uma cena com grávida ingerindo álcool na novela da Globo

Compartilhe esta notícia:

Organização pede que emissora faça cena de esclarecimento. (Foto: Reprodução de TV)

A SBP(Sociedade Brasileira de Pediatria) enviou uma nota a TV Globo reclamando de uma cena da novela “Segundo Sol” (TV Globo), em que a personagem Rosa (Letícia Colin) ingere álcool, apesar de estar grávida.

A cena foi exibida na última sexta-feira (12). Em nota, a organização diz que viu a cena com preocupação. “A SBP sabe que se trata de uma obra de ficção, contudo, considera preocupante a abordagem dessa prática, pois pode confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos”.

A carta assinada por Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, lembra que o consumo de álcool por mulheres gestantes “é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida”.

Entre os riscos citados está o de o bebê apresentar malformações congênitas, atraso no crescimento, alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, principalmente no sistema nervoso central e desordens de comportamento.

“Esse conjunto de alterações é denominado Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), cuja ocorrência faz com que as crianças atingidas possam ter dificuldades na aprendizagem, de memória, na fala, na audição e a incapacidade de resolver problemas”, cita a nota.

Como a cena já foi exibida, a organização pede que a novela faça um nova cena esclarecendo o fato e estimulando práticas preventivas. A organização até oferece seus pediatras como consultores.

A carta pede ainda que os autores fiquem mais atentos aos fatos que podem estar ligados às causas da infância e da adolescência, de forma geral.

Riscos

Ao mesmo tempo que há uma grande conscientização sobre a chamada síndrome do alcoolismo fetal – danos fetais em caso de ingestão de bebidas alcoólicas pela mãe durante a gravidez –, não se sabe ao certo se o álcool deveria ser completamente vetado ou se há um limite seguro para o consumo durante a gestação.

Em artigo publicado pelo periódico científico britânico BMJ Journal, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol afirma ter encontrado um número “surpreendentemente limitado” de estudos sobre o baixo consumo de álcool durante a gravidez e “escassez de evidências” sobre possíveis danos fetais.

A equipe realizou uma ampla pesquisa sobre dados de mulheres grávidas que consumiram quatro unidades de bebidas alcoólicas por semana – um total de 40 mililitros de álcool puro – o que, no Reino Unido, é considerado um consumo leve. Uma unidade corresponde a um copo de cerveja, meia taça de vinho, ou meia dose de bebidas destiladas mais fortes.

Para os britânicos, o limite recomendado a adultos é de 14 unidades semanais, mas para as grávidas, aconselha-se a abstinência total. As recomendações variam de país para país. Segundo os autores, até 80% das mulheres no Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália consomem alguma bebida alcoólica durante a gravidez.

Neste ano, o Serviço Britânico de Aconselhamento sobre a Gravidez pediu que as autoridades não “exagerem sobre os risco de consumir pequenas quantidades de álcool” durante a gestação.

Na França, vinicultores se queixaram dos planos do governo de ampliar avisos nas garrafas sobre o consumo de álcool durante a gravidez. Alguns ativistas nas redes sociais acusaram as autoridades de “aterrorizarem” mulheres grávidas.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou uma campanha para alertar mulheres para a síndrome alcoólica fetal. O Ministério da Saúde, no entanto, reconhece a dificuldade de diagnóstico e o consumo significativo de bebidas alcoólicas pelas gestantes no País.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Fama & TV

Irmã do jogador Neymar é suspeita de fraudar a Carteira Nacional de Habilitação e está proibida de viajar
“Me senti uma criança”, disse a apresentadora Ana Hickmann após gravar com Silvio Santos
https://www.osul.com.br/a-sociedade-de-pediatria-reclamou-de-uma-cena-com-gravida-ingerindo-alcool-em-na-novela-da-globo/ A Sociedade de Pediatria reclamou de uma cena com grávida ingerindo álcool na novela da Globo 2018-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar