Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A soja tem substâncias similares aos hormônios femininos

Compartilhe esta notícia:

Ingestão de fitoestrógenos (hormônios de origem vegetal) presentes em bebidas à base de soja pode prejudicar o sistema endócrino, principalmente em bebês e crianças. (Foto: Reprodução)

Tomar suco de soja leva à puberdade precoce? O tema aparece com frequência em blogs e fóruns de maternidade, com pais mostrando-se temerosos acerca do consumo dos sucos de caixinha por parte das crianças. A preocupação não é totalmente infundada. A soja é rica em isoflavonas, substâncias que têm estrutura química similar aos hormônios femininos, os estrógenos. A ideia é que as isoflavonas seriam então reconhecidas pelo organismo como se fossem o estrógeno e desencadeariam a ação hormonal.

Segundo os médicos ouvidos pela reportagem, porém, ainda não existe uma resposta definitiva sobre a relação entre o consumo de soja e puberdade precoce devido à escassez de grandes estudos sobre o tema. “Em meninas, essa relação é mais pesquisada. Já os efeitos em meninos são menos estudados, e as pesquisas foram feitas em animais, com resultados extrapolados para humanos. São inconclusivas”, conta Jane Oba, pediatra e médica gastroenterologista.

Uma revisão de estudos publicada na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition afirma que a ingestão de fitoestrógenos (hormônios de origem vegetal) pode prejudicar o sistema endócrino, principalmente em bebês e crianças, mas há uma urgência de que novas pesquisas analisem a questão a fundo. Já uma pesquisa publicada nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, em 2005, encontrou relação entre consumo de soja e o desenvolvimento precoce de tecido mamário em uma menina de 4 anos. A criança, porém, consumia cerca de 70 gramas de soja por dia, entre proteína de soja, bebidas à base de soja e soja tostada – o que equivaleria a 4,2 litros de suco de soja. Essa quantidade fornecia cerca de 44,8 miligramas de fitoestrógeno por dia. Os pais foram aconselhados a reduzir a oferta de soja para uma vez por semana e o desenvolvimento da puberdade parou.

Meninas são mais sensíveis ao estrógeno
A professora de endocrinologia e pesquisadora Ieda Verreschi explica que meninas entre 6 e 8 anos são muito sensíveis ao estrógeno, inclusive ao fitoestrógeno da soja. Já os meninos são menos sensíveis. “Se eles consumirem muitos produtos à base se soja, terão fitoestrógeno em excesso, mas é muito pouco provável que essa quantidade traga problemas para quem é sadio.”

Jane afirma ainda que alguns desses estudos realizados com meninos e animais mostraram também alterações na fertilidade. “Mas ainda não é possível atribuir a infertilidade de um homem adulto ao consumo de soja, por exemplo”, compara.

De maneira geral, a recomendação dos médicos é que as crianças em idade escolar, tanto meninas quanto meninos, consumam produtos à base de soja, como bebidas, por exemplo, no máximo duas vezes por semana. Até os 6 meses de idade, a indicação é que esses produtos não sejam oferecidos. Como a indicação não é cortar o consumo e, sim, controlar a oferta, os médicos recomendam prestar atenção na escolha dos produtos. “Se for consumir, o que eu recomendo devido ao alto valor nutritivo da soja, aconselho procurar produtos que tenham menos sódio, menos carboidrato e mais proteína”, destaca o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni.

Consequências negativas
O excesso de consumo de soja pode trazer outras consequências negativas para a saúde. Segundo o nutricionista clínico Carlos Basualdo, substituir todo o leite de vaca por bebidas à base de soja sem necessidade pode induzir a criança a ter problemas na produção de enzimas digestivas. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Os riscos das “drogas legais”, agora proibidas no Reino Unido
Casamento infantil assusta a Alemanha
https://www.osul.com.br/a-soja-tem-substancias-similares-aos-hormonios-femininos/ A soja tem substâncias similares aos hormônios femininos 2017-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar