Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A taxa inadimplência dos brasileiros voltou a subir e avançou para mais de 5%

Compartilhe esta notícia:

O aumento da inadimplência das empresas e das famílias acontece em um momento de forte recessão na economia. (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens)

A taxa de inadimplência dos clientes bancários, nas suas operações com recursos livres (excluindo crédito imobiliário, rural e do BNDES), voltaram a subir em julho, segundo o Banco Central, avançando 0,1 ponto percentual, para 5,7% após ter registrado queda em junho. Os dados mostram ainda que, no caso das taxas de juros com recursos livres, houve nova alta no mês passado – para 52,7% ao ano, novo recorde da série histórica, que começa em março de 2011. Nesse caso, os juros do cheque especial contribuíram para o aumento.

O aumento da inadimplência das empresas e das famílias acontece em um momento de forte recessão na economia brasileira. No ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) encolheu 3,8% e a previsão para este ano é de um tombo acima de 3%. Com a atividade em queda, avança a taxa de desemprego – o que também contribui para pressionar a inadimplência dos brasileiros.

A taxa de inadimplência das pessoas físicas, nos empréstimos bancários com recursos livres, que mede atrasos nos pagamentos acima de 90 dias, somou 6,2% no mês passado – o maior patamar desde maio deste ano (6,3%). Já a taxa de inadimplência de pessoas jurídicas (empresas) subiu de 5,1% em junho para 5,2% em julho, o maior nível também desde maio (5,3%). (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

46% dos inadimplentes não têm condições de pagar dívidas em atraso
Polícia Federal aponta contradições em depoimento de Lula sobre imóveis em Atibaia e Guarujá, em São Paulo
https://www.osul.com.br/a-taxa-inadimplencia-dos-brasileiros-voltou-a-subir-e-avancou-para-mais-de-5/ A taxa inadimplência dos brasileiros voltou a subir e avançou para mais de 5% 2016-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar